Pesquisa e Inovação

Professor do ICB aborda papel do fígado como 'educador' de células imunológicas

Palestra integra programação do Liver Center, centro de estudos criado em parceria com a Universidade de Yale

O professor Gustavo Menezes vai apresentar o resultado de pesquisa importante sobre células do fígado
 Gustavo Menezes: papel imunológicoFoca Lisboa / UFMG

O Ciclo de Palestras do Liver Center vai receber, na próxima segunda-feira, 27 de novembro, às 9h, o professor Gustavo Menezes, do Departamento de Morfologia do ICB. Coordenador do laboratório do Centro de Biologia Gastrointestinal, o professor vai abordar o papel do fígado como órgão importante no combate à disseminação de infecções no organismo. A palestra será realizada no Núcleo de Ciências da Saúde do Hospital Felício Rocho, no quinto andar do hospital.

O professor Gustavo Menezes pretende apresentar resultados de trabalho realizado no ano passado, quando o seu grupo de pesquisa descreveu nova população imunológica de células do fígado. “Essa descoberta foi muito importante. Conseguimos mostrar como o fígado consegue educar células do sistema imunológico para que exerçam funções importantes na remoção de bactérias que se espalham pelo corpo por meio da circulação sanguínea”, explica. 

Liver Center
A palestra do professor Gustavo Menezes é destinada a grupos de pesquisadores de ciência básica e médicos especialistas em tratamentos do fígado. As atividades do Liver Center, que começaram em maio de 2017, reúnem grupo de profissionais das áreas clínica e de pesquisa que desenvolvem trabalhos relacionados ao fígado. Além de promover troca de experiências entre os profissionais, o Liver Center realiza ciclos de palestras mensais em hospitais públicos e privados com atendimento na área hepática e em centros de pesquisa.

Os professores Maria de Fátima Leite, André Oliveira, também do ICB, e Cristiano Xavier, da Faculdade de Medicina, estão à frente do Liver Center. Eles representam cada uma das vertentes do centro de estudos que está sendo estruturado em três núcleos: um dedicado à fisiologia celular e molecular, responsável pela realização de estudos in vitro, outro concentrado nas investigações por imagens, e o terceiro, ainda com abordagem clínica e translacional, destinado à inserção sistematizada dos pacientes nos projetos de pesquisa. 

O centro brasileiro foi inspirado no Liver Center da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. O núcleo norte-americano se dedica à pesquisa sobre estrutura, função e doença do fígado, reunindo pesquisadores de áreas como engenharia biomédica e química, genética, imunobiologia, pediatria, farmacologia, saúde pública e radiologia. Alguns dos seus principais temas de estudo são biologia molecular e celular do fígado, mecanismos de transporte hepático, biologia básica dos processos patológicos e câncer de fígado. O centro norte-americano também apoia seminários de pesquisa e palestras clínicas semanais.