Arte e Cultura

Orquestra Jovem do Palácio das Artes apresenta óperas e sinfonias no Quarta Cultural de amanhã

j
Foto: Gil Leonardi/divulgação

A Orquestra Jovem do Cefart, grupo composto de alunos de música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), se apresentará no dia 1º de junho, dentro do programa Quarta Cultural, do Conservatório UFMG. Dirigidos pelo maestro André Brant, os músicos executarão repertório formado por óperas e sinfonias dos períodos clássico e romântico. O concerto começa às 12h30.

Além de colocar os estudantes em contato com o público, o concerto visa desenvolver habilidades de prática em conjunto, aproximando os alunos de obras canônicas do repertório orquestral.

Entre as composições a serem executadas, está uma versão para a família das cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas, entre outras) da ópera Os contos de Hoffmann, escrita pelo compositor e violoncelista francês de origem alemã, Jacques Offenbach, baseada no romance de nome homônimo do escritor alemão E. T. A. Hoffmann.

Outro destaque fica por conta da apresentação de um dos movimentos da sinfonia n.º 6, do compositor austríaco Joseph Haydn, amigo e mentor de Mozart, e professor de Ludwig van Beethoven.

O Conservatório UFMG está localizado na Avenida Afonso Pena, 1534, no centro de Belo Horizonte.

Quarta Cultural

Criado em 2004, o Quarta Cultural abre espaço para apresentação de músicos de formação erudita ou popular e busca contribuir como alternativa de lazer cultural para as pessoas que circulam na região central da capital mineira. A entrada é franca, e os músicos e grupos se apresentam gratuitamente.

Repertório:

Barcarolle da ópera Contos de Hoffmann (versão para orquestra de cordas) - Jacques Offenbach
Intermezzo da ópera Cavaleria Rusticana (versão para orquestra de cordas) - Pietro Mascagni
Procession of the heroes (arranjo) - G.F. Händel
Larghetto (arranjo) - G.F. Händel
Movimento da sinfonia 6ª sinfonia (Le Matin) - F. J. Haydn
Tema da 9ª Sinfonia (versão para orquestra de cordas) - Dvorak