Formas de Ingresso

Videocast Mostra sua UFMG aborda cursos de Aquacultura, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária

Nesta edição do Videocast da Mostra Sua UFMG, o estudante João Augusto Faustino apresenta conversa com os professores Cintia Nakayama, do curso de Aquacultura, Luciana Andrade, do curso de  Ciências Biológicas e Andrey Lage, do curso de Medicina Veterinária. Durante o bate papo, os docentes pontuaram sobre a interdisciplinaridade dos cursos em áreas como as ciências biológicas e as exatas.

Os professores destacaram ainda a importância dos projetos da Universidade, como também das atividades em campo, para a formação de profissionais com vivências práticas nos estudos dos seres vivos, seja acerca dos animais terrestres, aquáticos e até nos estudos que envolvem a saúde coletiva, de forma a contribuir para uma relação saudável entre humanos e animais.

A série pretende apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG. Realizadas por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom), as produções, exibidas semanalmente, promovem conversas informativas e descontraídas com os docentes da Universidade. O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da carreira na qual pretendem ingressar.

Mostra Sua UFMG
Neste ano, a Mostra Sua UFMG – antiga Mostra de Profissões – adota um formato híbrido, com realização presencial em 20 de maio, precedida de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais vão exibir vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecer informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além dos próprios videocasts.

O evento anual é uma oportunidade de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, foi realizada em formato presencial e chegou a reunir até cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não foi realizado em 2020 e ocorreu em formato virtual nos últimos dois anos.