Institucional

Ouvidoria, Caed e UAB têm novas gestoras

Instâncias cuidam da governança da informação e da educação a distância na UFMG

Bandeiras da UFMG, do Brasil e de Minas Gerais hasteadas no gramado da Reitoria
Bandeiras da UFMG, do Brasil e de Minas Gerais hasteadas no gramado da Reitoria Marcílio Lana / UFMG

A professora Eliane Palhares, do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem, é a nova diretora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed). Ela substitui Graça Moreira, diretora pro-tempore desde março, que assumiu como diretora adjunta.

A coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG agora está a cargo da professora Maria do Carmo Barros de Melo, do Departamento de Pediatria.

A professora Joana Ziller, do Departamento de Comunicação Social, é a nova responsável pela Diretoria de Governança Informacional da UFMG, na qual responde pela Ouvidoria Geral e pelo Serviço de Informação ao Cidadão.

Trajetórias
Eliane Marina Palhares Guimarães é doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências da Informação pela UFMG e graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ela é professora associada II da Escola de Enfermagem da UFMG, da qual foi vice-diretora na gestão 2010/2014 e diretora na gestão 2014-2018. Ela coordenou o Projeto Telenfermagem da Unidade. Atua principalmente nos temas de gerência em saúde e na enfermagem, sistema de informação em saúde e na enfermagem, tecnologias educacionais, trabalho em rede e educação permanente mediatizada pela Internet. 

Maria das Graças Moreira é mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da UFMG, na linha de pesquisa Gestão & Tecnologia. É especialista em gestão estratégica de pessoas pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Servidora técnico-administrativa em educação, ela atua principalmente nas áreas de educação a distância, cerimonial, gestão de equipe, organização e coordenação de eventos.

Maria do Carmo Barros de Melo é graduada em Medicina, mestre em Ciências da Saúde e doutora em Medicina (gastroenterologia) pela UFMG. Fez residência pós-doutoral com bolsa Capes na UC-Davis (EUA), na área de ensino e tecnologias em saúde. É presidente da Sociedade Mineira de Pediatria e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Professora titular do Departamento de Pediatria, coordenadora do Laboratório de Simulação e integra a coordenação colegiada do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em telessaúde, urgências, simulação, ensino médico e gastroenterologia pediátrica.

Joana Ziller é professora do Departamento de Comunicação Social. Compõe as equipes de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG. Também integra a comissão proponente e coordenadora da Formação Transversal em Gênero e Sexualidade: perspectivas Queer/LGBTI. Entre seus interesses de pesquisa, ela investiga as relações entre debates de redes digitais e gênero e, mais amplamente, as resistências de pessoas comuns na Internet, especialmente no YouTube.