Extensão

Enfim, férias: professor da UFMG explica a importância do lazer

Descanso e diversão devem continuar no período letivo, diz especialista em entrevista à TV UFMG

Após um semestre de atividades letivas híbridas (presenciais e on-line), as férias da UFMG começaram no dia 25 de fevereiro, e muitos alunos aproveitam o recesso escolar para descansar e praticar atividades de lazer. O primeiro período letivo de 2022 terá início no dia 26 de março e será encerrado em 23 de julho. 

Segundo o professor de Terapia Ocupacional da UFMG Alessandro Tomasi, doutor em Estudos do Lazer pela Universidade, o descanso e o lazer são de suma importância, já que ajudam na organização do pensamento, na produtividade e no bem-estar. O professor alerta ainda sobre a necessidade de o lazer não se restringir ao período de férias. “Erramos em pensar que o lazer é um descanso do estudo e do trabalho. O lazer é momento fundamental que deve estar presente em todo o ano”, comenta.  

Nesse período, alguns alunos da UFMG voltam para as suas cidades de origem, em geral no interior de Minas Gerais, para reencontrar familiares e amigos, enquanto outros continuam na capital. É o caso da estudante de cinema e animação Eduarda Gurgel, que preferiu passar o período de recesso escolar na Moradia da UFMG e em seus espaços de lazer, como o Centro Esportivo Universitário (CEU). 

A estudante Amanda Gomes conta que utiliza o período de férias para o crescimento pessoal, enquanto o estudante de jornalismo Álvaro Alchaar ressalta a oportunidade de descansar e observar.  

O professor Alessandro Tomasi também destaca a importância das políticas públicas para práticas de descanso e entretenimento. “O lazer é fundamental e é um direito garantido pela Constituição. As políticas precisam existir, mas muito mais no sentido de proporcionar acesso a diferentes espaços em que o lazer possa ser vivenciado de forma universalizada. É importante pensar no incentivo a idas aos estádios de futebol e shows, mas também no acesso a parques gratuitos e bens e serviços culturais", sugere o especialista.  

Equipe: Miryam Cruz (produção e reportagem), Márcia Botelho (edição de imagens) e Naiana Andrade (edição de conteúdo)