Paulo Henriques Britto é o convidado de maio da série Encontro Marcado

A cada mês, um escritor relata sua experiência com a escrita e a literatura

Paulo Henriques Britto é escritor, tradutor e professor
Paulo Henriques Britto é escritor, tradutor e professor TV Brasil

A edição de maio do Encontro Marcado recebe o escritor Paulo Henriques Britto para mais um bate-papo sobre literatura e o ofício da escrita. A atividade será nesta sexta-feira, 31, às 18h, na sede do Acervo de Escritores Mineiros (AEM), no terceiro andar da Biblioteca Central. O evento, gratuito, é aberto ao público.

Britto é poeta, professor e tradutor. Em 1982, estreou com a obra Liturgia da matéria. Com Macau, lançado em 2003, recebeu o Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira. É professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que lhe conferiu, em 2002, o título de Notório Saber. Traduziu cerca de 80 livros do inglês para o português, como O som e a fúria, de William Faulkner, e Beppo, do Lord Byron.

Em cada edição da série, o escritor convidado elege um espaço do AEM para sediar o seu encontro com o público. Ruffato escolheu o ambiente de Fernando Sabino, Leila Ferreira recebeu o público no espaço do jornalista Wander Piroli e Britto se apropriará do ambiente de Henriqueta Lisboa.

Este é o terceiro encontro da série. As duas primeiras edições reuniram os escritores Luiz Ruffato e Leila Ferreira.  Encontro Marcado é promovida pelo Acervo de Escritores Mineiros, que completa 30 anos de existência. Trata-se de espaço permanente que recria o ambiente de trabalho de diversos autores brasileiros. Além do perfil museográfico, o AEM também oferece suporte à pesquisa acadêmica na área da teoria literária.

Mais informações sobre os eventos do AEM podem ser consultados em sua página. O escritor Antônio Barreto é o convidado, em 27 de junho, da última edição do Encontro Marcado no primeiro semestre.