Notícias Externas

Estudo da Fiocruz aponta os impactos da pandemia na rotina dos adolescentes

Feita em parceria com a UFMG, a pesquisa revela adolescentes mais nervosos, sedentários, com mais problemas de sono e maior dificuldade de concentração

Estudo também mediu o grau de adesão dos adolescentes às medidas de distanciamento social em diferentes regiões do país
Estudo mediu o grau de adesão dos adolescentes às medidas de distanciamento social em diferentes regiões do país Foto: Icict/Fiocruz

Em julho deste ano, o programa Expresso 104,5 conversou sobre a Convid Adolescentes - Pesquisa de Comportamentos, pesquisa que tinha como objetivo identificar os efeitos da pandemia em jovens de de 12 a 17 anos. O estudo foi coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde, da Fiocruz, em parceria com a UFMG e a Universidade Estadual de Campinas.
Os resultados da pesquisa foram divulgados no início deste mês e revelam adolescentes mais nervosos, sedentários, que ficam mais tempo na frente das telas, com mais problemas de sono e maior dificuldade de concentração. O estudo também mediu o grau de adesão dos adolescentes às medidas de distanciamento social em diferentes regiões do país e a relação com o número de infectados nessa faixa etária. 
Para saber mais sobre os resultados da pesquisa Convid Adolescentes, o programa Expresso 104,5 recebeu a professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Deborah Carvalho Malta, que participou do estudo.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória