Coberturas especiais

Pesquisador analisa interpretações do marxismo no Brasil

No programa Universo Literário, Rafael Massuia falou sobre a influência da literatura marxista

Capa da primeira edição de 'O capital', publicada em 1867)
Capa da primeira edição de 'O capital', de 1867Domínio público / Zentralbibliothek Zürich project

A influência das idéias de Karl Marx – cujo nascimento completou 200 anos no último sábado, 5 de maio – espalhou-se por diversos campos de criação humana, e a literatura não ficou de fora. 

Os pensamentos do teórico alemão geraram diferentes enfoques para o estudo da literatura, por meio de um ponto comum: como essa arte se relaciona com a vida social. Dessas relações, surgiu o termo literatura marxista.

Em sua tese de doutorado, o professor Rafael Massuia pesquisou a crítica literária e a interpretação do marxismo no Brasil. Nesta terça-feira, 8, ele falou sobre as relações entre literatura e marxismo, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

“Pelo que foi possível reconstituir, a partir de cartas e correspondências, Marx era um grande admirador da literatura. Tinha grande conhecimento do drama shakesperiano, das tragédias gregas e também de alguns autores próximos de seu tempo, como o francês Balzac. Ele tinha uma relação muito íntima com a literatura”, afirmou.

O professor Rafael Massuia é autor da tese Crítica literária, marxismo e interpretação do Brasil: um estudo dos pensamentos de Carlos Nelson Coutinho e Roberto Schwarz, que pode ser consultada no Repositório da Unesp.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-08-05-2018.mp3

Marx – 200 anos

Nesta semana, a Rádio UFMG Educativa veicula, em sua programação, entrevistas e reportagens temáticas sobre os 200 anos do nascimento de Karl Marx.

No programa Conexões desta segunda-feira, 7, a professora Ester Vaisman, do Departamento de Filosofia da UFMG, coordenadora do grupo de pesquisa Marxologia: Filosofia e Estudos Confluentes, falou sobre algumas das idéias do filósofo Karl Marx.

No Jornal UFMG, biografia de professor brasileiro que aborda trajetória de Karl Marx foi tema de reportagem.