Pessoas

Pesquisador da UFMG lança estudo dos animais e seres imaginários nos textos de Murilo Mendes

Filipe Menezes, doutorando em Estudos Literários, publica livro em que se dedica especialmente à análise de ‘Poliedro’, lançado em 1972

Livro é um desdobramento da dissertação de mestrado do autor
Livro é um desdobramento da dissertação de mestrado do autor Reprodução: Caravana Grupo Editorial

A obra do poeta e prosador Murilo Mendes compôs um momento de transformação durante a segunda fase do modernismo brasileiro. Nascido em Juiz de Fora, em Minas Gerais, Mendes colaborou para importantes jornais e revistas dedicados à arte, como a revista de estudos literários Terra Roxa e Outras Terras e a Revista de Antropofagia.

Ainda hoje, o poeta é reverenciado por sua escrita inventiva e sua obra serve como material de estudo. Um exemplo disso é a pesquisa de Filipe Menezes, doutorando em Estudos Literários pela UFMG. Poemas, pequenos textos e capítulos inteiros de livros de Mendes dedicados a animais e a seres imaginários são objeto de análise do pesquisador no ensaio Animais biográficos: um estudo de Poliedro, de Murilo Mendes. Nessa obra, Mendes se dedica especialmente ao livro Poliedro, publicado originalmente em 1972. 

Filipe Menezes é aluno do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, administrador e Técnico-Administrativo em Educação, lotado no Departamento de Recursos Humanos da Universidade, e falou sobre seu ensaio em entrevista ao programa Universo Literário desta sexta-feira, 23.

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael

Publicação: Alessandra Dantas