Pintura que retrata fundação da UFMG é instalada na Faculdade de Direito

Em evento na próxima terça-feira, dia 13, o diretor Hermes Guerrero vai discorrer sobre a história do quadro de Gentil Garcez

Pintura a óleo registra o momento em que o presidente de Minas, Antônio Carlos de Andrada (sentado), sanciona a lei que criou a então UMG Foto: Foca Lisboa | UFMG

Na última semana, uma das principais pinturas do Acervo Artístico UFMG – a tela a óleo em que o pintor Gentil Garcez retrata o momento da assinatura da fundação oficial da Universidade, em 1927 – foi instalada na Faculdade de Direito, casa que abrigou o embrião da instituição algumas décadas antes. O quadro foi transferido da Biblioteca Central, no campus Pampulha, para a Faculdade de Direito como parte das comemorações dos 95 anos da UFMG, completados no último dia 7, e dos 130 anos da Faculdade de Direito, que serão completados dia 10 de dezembro.

A tela já pode ser vista no hall do Edifício Vilas Boas, no centro de Belo Horizonte, onde fica a Faculdade de Direito. Na próxima terça-feira, dia 13, a partir das 11h, o diretor da Unidade, Hermes Guerrero, professor do Departamento de Direito e Processo Penal, fará uma apresentação pública do quadro, rememorando detalhes da relação entre a criação da Universidade e a história da sua unidade. “A Faculdade de Direito data de 1892. Quando a UFMG foi fundada, em 1927, a Reitoria funcionava no Direito. O professor Francisco Mendes Pimentel era reitor e diretor ao mesmo tempo", explica Guerrero.

O evento reunirá as principais autoridades da Universidade, como a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e sua equipe. “Esse é o momento de fazermos um resgate histórico da importância da fundação da UFMG, que foi uma conquista não apenas intelectual, mas política. Em um discurso famoso, Mendes Pimentel dizia que a Universidade deve ser uma construção permanente. Daí o nosso lema, Incipit vita nova. De fato, na Universidade, a vida está sempre se renovando, acompanhando o avanço da ciência, a modernidade”, demarca Guerrero. “E uma preocupação que o Mendes Pimentel tinha desde a época da fundação era com os estudantes mais pobres. Felizmente, a Universidade mantém essa preocupação até hoje”, salienta.

Realidade e imaginação
Com 2,50m por 1,80m, o quadro de Gentil Garcez foi pintado em 1951 e 1952 para as comemorações dos 25 anos da UFMG. A imagem reproduz o momento em que o então presidente de Minas, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada (na época, usava-se o termo presidente, e não governador, para referir-se ao dirigente máximo das unidades da federação do país), sanciona, em 7 de setembro de 1927, o projeto que autoriza a criação da Universidade de Minas Gerais (UMG), futura UFMG, a primeira universidade do estado e a segunda do Brasil.

Na imagem, vários políticos e intelectuais orbitam Andrada, que assina o documento em um salão do Palácio da Liberdade, prédio construído no fim do século 19 para sediar o governo estadual, tendo o secretário da Presidência de Minas, Mário Franzen de Lima, postado ao seu lado, com a mão direita sobre a mesa, acompanhando a burocracia. O reitor Mendes Pimentel, por seu turno, figura no centro da foto, em pé, como o décimo terceiro do panorama de personalidades.

Uma curiosidade sobre a obra é que a solenidade de fato ocorreu com a presença de todos os retratados, mas a sua disposição precisou ser imaginada pelo pintor, já que não há registro fotográfico da cerimônia.

Na imagem, os políticos e intelectuais retratados em pé, da esquerda para a direita, são Bias Fortes, Almeida Cunha, Abílio Machado, Hugo Werneck, Baeta Neves, Washington Pires, Estêvão Pinto, Alvaro Baptista, Gudesteu Pires, Ladeira de Senna, Mendes Pimentel, José Bonifácio, Francisco Campos, Octaviano de Almeida, Alfredo Balena, Adelmo Lodi, Aurélio Pires, Arthur Guimarães, Borges da Costa, Lincoln Prates e Francisco Brant.

Ewerton Martins Ribeiro