Podcast do Espaço do Conhecimento aborda educação acessível para pessoas surdas

Atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade é a convidada do último episódio da primeira temporada

Dinalva Andrade:
Dinalva: "pessoas surdas percebem o mundo de formas diferentes a partir da Libras" Foto: Kayke Quadros | Espaço do Conhecimento UFMG

A atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade é a convidada do bate-papo sobre possibilidades plurais de acesso à educação de qualidade em novo episódio do Papo em pauta, podcast do Espaço do Conhecimento UFMG. Acessibilidade e inclusão dos surdos nas escolas, o último da primeira temporada, já está disponível.

"O ambiente escolar representa uma importante instância de aprendizado, socialização e interação com a alteridade. Entretanto, quando barreiras e atitudes capacitistas põem em risco o caráter construtivo da experiência educacional, esses espaços podem contribuir diretamente para a perpetuação da exclusão social de pessoas com deficiência", afirma o texto de divulgação.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, a população com deficiência no Brasil, contada a partir dos dois anos de idade, foi estimada em 18,6 milhões, isto é, 8,9% do total de brasileiros nessa faixa etária. A pesquisa também apontou que apenas 25,6% das pessoas com deficiência tinham concluído ao menos o ensino médio, enquanto 57,3% das pessoas sem deficiência concluíram essa etapa escolar.

Nova geração de profissionais
Em relação aos caminhos para a promoção da acessibilidade e inclusão nas escolas, Dinalva afirma que é essencial considerar que as pessoas surdas percebem o mundo de diferentes formas a partir da Libras. “Com a formação de jovens e novos concursos se abrindo para profissionais da educação, as pessoas que entram nas escolas vão ampliar esses rumos com maior sensibilidade para a adaptação de conteúdos e a criação de materiais para pessoas surdas e pessoas com deficiência. Eu acredito nesse processo de sensibilização da nova geração de profissionais da educação”, ressalta a intérprete de Libras.

Graduada em Teatro e mestre em Linguística pela UFMG, Dinalva é doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e intérprete de Libras do Espaço desde 2015. Sua especialização é nas áreas de acessibilidade e inclusão, tradução e interpretação de Libras, educação especial inclusiva e ensino a distância. Fundadora do projeto BH em Libras, que visa ampliar a acessibilidade das programações culturais em Belo Horizonte para pessoas surdas, ela promove cursos de capacitação e presta serviços de tradução e interpretação de Libras em eventos.

Papo em pauta
O ciclo de conversas sobre cultura, cidadania, ciência e bem-estar reuniu, em sua primeira temporada, convidados especiais para as mais diversas pautas contemporâneas. Os quatro episódios são inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.