Montes Claros terá seu primeiro Domingo no Campus no fim de semana

Edição inaugural coincide com os 50 anos da presença da UFMG no Norte de Minas

Serão oferecidas várias oficinas para todas as idades
Atividades de lazer serão oferecidas para pessoas de todas as idades Tiago Santiago / UFMG

A população de Montes Claros terá a oportunidade de conhecer o campus da UFMG na cidade sob um ponto de vista diferente, o do lazer. No dia 6 de maio, próximo domingo, das 8h às 12h, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) promove série de atividades recreativas, culturais e esportivas para diferentes faixas etárias. Será a primeira edição do Domingo no Campus no município, evento gratuito e aberto ao público. Em Belo Horizonte, o projeto já está em sua 11ª edição.

De acordo com Paulo Sérgio Nascimento, pró-reitor adjunto de Extensão e professor do ICA, a proposta é desenvolver atividades diversas, de forma que a população veja a UFMG não só como espaço de desenvolvimento de atividades acadêmicas, mas também de promoção de lazer, esporte e cultura. “Essa primeira edição coincide com os 50 anos da presença da UFMG em Montes Claros. É uma oportunidade para a sociedade se apropriar do campus e se aproximar mais da universidade”, comenta.

Recreação e consciência
Serão oferecidas 13 oficinas coordenadas por professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do ICA. A expectativa é que o evento se torne regular, com edições anuais. A professora Claudia Regina Vieira, presidente da comissão organizadora do evento, explica que as oficinas têm propósito recreativo e de conscientização. “Elas atenderão a diferentes públicos, desde crianças até os animais de estimação. Uma das oficinas, por exemplo, mescla consciência ambiental com o resgate de brincadeiras com as quais as crianças hoje não estão acostumadas”, relata Claudia Vieira.

A programação está dividida em seis diferentes espaços, caracterizados pelo tipo de atividade: Corpo em movimento, Cuidando do seu pet, Saúde e natureza, Conhecendo as diferenças, Cultura e entretenimento e Brincadeiras de criança. “Esperamos que as famílias venham para se divertirem, relaxarem e aproveitarem esse espaço bonito e bem arborizado, que é o campus", afirma a professora.

O Domingo no Campus é promovido pelas pró-reitorias de Extensão (Proex), de Assuntos Estudantis (Prae) e de Administração (PRA), pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. A programação pode ser consultada no site ou na página do evento no Facebook.

Cedecom Montes Claros