Meio Ambiente

População pode participar da criação de programa de saneamento rural

Hoje é o último dia para participar da consulta pública ao PNSR, desenvolvido em parceria com a UFMG

Falta de água potável, desmatamento e conflitos territoriais marcam o saneamento rural na região amazônica
Falta de água potável, desmatamento e conflitos territoriais marcam o saneamento rural na região amazônica Camila Bastos | Site Pnsr.desa.ufmg.br

Termina hoje a consulta pública para o Programa Nacional de Saneamento Rural Em Construção, promovido pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) em parceria com o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG. O Programa é parte do Plano Nacional de Saneamento Básico, ação do governo federal que busca levar o serviço para comunidades rurais, indígenas e quilombolas de maneira sustentável.

Cerca de 70% dos domicílios brasileiros em áreas rurais não têm acesso ao saneamento básico, de acordo o último Censo. Com o PNSR Em Construção, é possível que a sociedade opine nas estratégias do Programa para levar saneamento básico até as áreas rurais do Brasil.

Sem saneamento adequado, mais de 20 milhões de moradores do campo estão expostos diariamente à contaminação do solo e das águas. Isso pode levar ao aumento nos índices de mortalidade infantil, doenças como cólera, febre tifoide e diarreia, além de diminuir a qualidade de vida da comunidade.

ouca-a-reportagem-de-larissa-arantes-25-10-2017.mp3
Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta quarta-feira, 25 de outubro de 2017.