Pessoas

Prêmio que homenageia professora da Escola de Enfermagem é entregue a pesquisadora cubana

Roseni Rosângela de Sena foi uma importante referência na formação de profissionais na América Latina

As professoras Eliane Palhares e Sônia Soares entregaram o prêmio à enfermeira cubana
As professoras Eliane Palhares e Sônia Soares entregaram o prêmio à enfermeira cubana Xaily Gavilondo MariñoSolange Godoy / UFMG

Prêmio que leva o nome da professora emérita da UFMG Roseni Rosângela de Sena, que faleceu em 2016, foi entregue na última sexta-feira, 9 de novembro, em Havana, capital de Cuba, à pesquisadora cubana Xaily Gavilondo Mariño. A cerimônia foi realizada durante o 26º Colóquio Pan-americano de Investigação em Enfermagem.

Xaily Mariño é mestre em informática e saúde e vice-coordenadora da Rede de Enfermagem e Informática. Durante o colóquio, ela apresentou o melhor trabalho científico sobre a prática de enfermagem na atenção básica de saúde, intitulado Dispositivos moviles en el cuidado de personas viviendo con VIH

O prêmio ofertado pela Escola de Enfermagem da UFMG foi proposto pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e será outorgado em todos os colóquios subsequentes. A premiação visa reconhecer estudantes de pós-graduação de escolas de enfermagem de países das Américas que apresentarem a melhor investigação científica sobre a prática de enfermagem na atenção básica de saúde. 

A diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares, destacou a importância do prêmio como marco histórico para a enfermagem brasileira: “A professora Roseni sempre foi e sempre será uma inspiração para todos nós. Destacava-se pela dedicação, dinamismo e capacidade de trabalho, sempre com ideias arrojadas e desafiadoras. No seu percurso profissional, ajudou a projetar a Escola de Enfermagem no cenário nacional e internacional, evidenciando o potencial da unidade na formação profissional em todos os níveis e na articulação com os serviços de saúde".

Professora emérita da UFMG Roseni Rosângela de Sena
Roseni Rosângela de Sena: fonte de inspiraçãoArquivo da família

Quem foi Roseni Rosângela de Sena
Roseni Rosângela de Sena nasceu em Belo Horizonte, em 5 de março de 1951. Desenvolveu toda sua carreira acadêmica como professora da Escola de Enfermagem a partir de 1977, lecionando disciplinas da área de Saúde Pública no curso de graduação em Enfermagem e no de especialização em Enfermagem em Saúde Pública. Em 1994, teve participação decisiva na implantação do mestrado em Enfermagem. Foi diretora da Unidade no período de 1998-2002. 

Roseni de Sena também coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem e atuou durante 25 anos como consultora da Fundação Kellogg para projetos na área de desenvolvimento social e como coordenadora de programas para a capacitação e formação de profissionais de enfermagem no México e nas Américas Central e do Sul. 

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG