Pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira é eleito coordenador regional do Cograd/Andifes
Em reunião no último dia 4, foram eleitos os novos representantes das cinco regionais que compõem a diretoria
Em reunião realizada em Brasília no dia 4 deste mês, o pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira, foi eleito coordenador da regional Sudeste do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino (Cograd) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A vice-coordenadora será a professora Dayse Haime Pastore, do Cefet do Rio de Janeiro.
Criado em 2010, o Cograd é um órgão de assessoramento da Andifes nas temáticas relacionadas às rotinas das pró-reitorias de graduação. A diretoria do colégio é composta pelos coordenadores nacionais e pelos coordenadores das cinco regionais (Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e seus respectivos suplentes.
Integração da Prograd
O Cograd atua no planejamento, na implementação e no acompanhamento das políticas acadêmicas na graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Entre outros objetivos, o órgão visa fomentar a integração dos pró-reitores, identificar as necessidades nacionais e regionais, encaminhar proposições de políticas para implementação das soluções, propor diretrizes e o plano anual de metas do Cograd-Andifes, além de promover estudos e projetos sobre temas de interesse.
“Trabalhar em rede fortalece as instituições e favorece o tratamento das suas especificidades. Para além dessa integração, que propicia troca de experiências e trabalho colaborativo, o Cograd também tem um papel importante na formação dos pró-reitores de graduação”, destaca Bruno Teixeira.
O pró-reitor
Professor do Departamento de Engenharia Eletrônica (Delt) da Escola de Engenharia da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira integra a equipe do reitorado da UFMG desde a gestão 2018-2022, quando foi pró-reitor adjunto de Graduação; na gestão 2022-2026, tornou-se pró-reitor.
Na UFMG, atuou como coordenador do Colegiado Didático do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, foi membro da Câmara de Graduação e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e diretor de Fomento à Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq).
Bruno graduou-se em Engenharia de Controle e Automação em março de 2004. Em 2008, concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica também pela UFMG, com estágio de doutorado-sanduíche no Departamento de Engenharia Aeroespacial da University of Michigan, nos Estados Unidos.
Na docência, foi professor substituto por quatro semestres no Delt, a partir de setembro de 2004; ali iniciou sua carreira de professor adjunto em 2009 e passou a associado em 2017.