Extensão

Proex e Prograd lançam edital de fomento a projetos de formação em extensão universitária

Estão abertas as inscrições de propostas para o edital de fomento a programas e projetos de Formação em Extensão Universitária. A formação é um mecanismo para a integralização de créditos em cursos de graduação, mediante a participação dos estudantes em atividades optativas que integram programas ou projetos de extensão universitária.

Lançado pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd), o edital estimula a elaboração de projetos que ampliem a inserção da formação em extensão universitária nos currículos de graduação. Além de bolsas para estudantes de graduação, os proponentes poderão pleitear verba de custeio para apoio a atividades relacionadas ao módulo de formação em extensão.

As propostas deverão prever observação da realidade com o objetivo de produzir impacto sobre comunidades, por meio da melhoria sustentável de indicadores sociais e da ampliação do acesso à educação, à saúde e à cultura. A prioridade é atingir comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A inscrição das propostas será efetivada após sua submissão por meio do Sistema de Fomento de Bolsas de Extensão, cujo prazo termina em 25 de maio (até 16h). O prazo de execução é de até doze meses (de agosto deste ano a julho de 2018).

Regras
Cada colegiado poderá submeter apenas uma proposta, mas não estará impedido de participar de iniciativas apresentadas por outros colegiados. As iniciativas deverão estar vinculadas a programa ou projeto de extensão registrado no Sistema de Informação da Extensão (Siex/UFMG), com status ativo, e prever oferta de matrícula aos estudantes, associada a um módulo de atividades de formação em extensão universitária.

Cada proposta deverá apresentar um membro efetivo do corpo docente da UFMG como coordenador. Esse professor deverá ser designado pelo colegiado do órgão acadêmico, podendo ser substituído ao longo da execução das atividades.

O julgamento e a classificação serão feitos pelas câmaras de Extensão e de Graduação. O orçamento máximo é de R$ 10 mil por proposta, incluindo bolsas para graduandos e recursos para despesas de custeio.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão