Notícias Externas

Academia Brasileira de Ciências diplomará professores da UFMG nesta quarta

Mateus Porto e Miriam Amaral, da Escola de Engenharia, pesquisam, respectivamente, armazenamento de energia renovável e disponibilidade de água

va
O evento ocorre no dia 19 de outubro, a partir das 14h, no auditório A104, do CAD 2Divulgação

Os professores Matheus Pereira Porto, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Miriam Cristina Santos Amaral, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, estão entre os cinco jovens cientistas que serão reconhecidos, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Região Minas Gerais e Centro-Oeste 2022-2026. Eles foram eleitos no fim do ano passado e empossados automaticamente em 1º de janeiro de 2022 como membros da ABC.

O evento será realizado na próxima quarta-feira, 19 de outubro, a partir das 14h, no auditório A 104, do CAD 2. Veja a programação.

As inscrições são necessárias para participação presencial e on-line, pelo Zoom (com certificado). O evento também será transmitido pelo canal da ABC no YouTube

Os diplomados
Matheus Porto é professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica desde 2014 e subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica. Representou o Brasil na World Alliance of Universities on Carbon Neutrality e no Brics Young Scientists Forum (YSF) 2022. É doutor em Engenharia Mecânica pela UFMG e pela University of California, onde foi professor visitante em 2019 e 2020. Sua atuação está centrada no desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia elétrica renovável em larga escala, capazes de substituir os sistemas convencionais.

Miriam Amaral é engenheira química, mestre e doutora em Meio Ambiente pela UFMG. É professora associada do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Atua nas áreas de caracterização específica de efluentes industriais e domésticos, tratamento avançado de água, tratamento biológico, físico-químico e conjugado de efluentes com ênfase nos processos de separação por membranas. Suas pesquisas buscam soluções para o aumento da disponibilidade de água — por meio do tratamento de efluentes industriais ou do tratamento avançado para abastecimento.

vd
Mateus Porto desenvolve sistemas de armazenamento de energia, e
Miriam Amaral pesquisa soluções para a crise hídricaDivulgação