Ensino

Residentes do Ieat vão ministrar disciplina sobre racionalidade e tomada de decisão

Oitenta vagas são ofertadas; 50 para graduandos e 30 para pós-graduandos

Fachada do prédio que sedia as atividades do Ieat, no campus Pampulha
Fachada do prédio que sedia as atividades do Ieat, no campus Pampulha Foto: Lucas Braga | UFMG

Promover reflexão sobre os processos subjacentes à tomada de decisão em diversas áreas do conhecimento como tipos distintos de racionalidade, considerando as transformações tecnológicas e culturais da atualidade, é um dos objetivos da disciplina Tópicos em estudos transdisciplinares: racionalidade e tomada de decisão, que será oferecida por professores residentes do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) no segundo semestre de 2023.

São ofertadas 80 vagas, sendo 50 para graduandos e 30 para pós-graduandos. As aulas vão ocorrer de 16 de agosto a 11 de novembro, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h30. A carga horária é de 45 horas (três créditos), na modalidade remota, com quatro encontros presenciais. Veja a ementa.

As aulas serão ministradas pelos professores residentes Ana Cristina Gama, da Faculdade de Medicina, Gustavo Ximenes, da Faculdade de Letras, Márcio Augusto, Ricardo Teixeira, ambos da Faculdade de Ciências Econômicas, Rousiley Maia e Walter Romero, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Matrícula
Para os estudantes de graduação, a disciplina será oferecida na modalidade Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga), na terceira fase de matrícula. 

Para estudantes da pós-graduação, a disciplina será optativa em cinco programas: Fonoaudiologia, Administração, Letras, Comunicação Social e Filosofia. 

O calendário e instruções de matrícula estão disponíveis nos sites dos programas de pós-graduação. O procedimento de matrícula deve ser feito no sistema Minha UFMG

Estudantes dos demais programas de pós-graduação podem fazer a matrícula na modalidade disciplina eletiva. Nos cursos em que a matrícula já tenha se encerrado, os estudantes devem solicitar o acerto de matrícula nas secretarias.

Com Assessoria de Comunicação do Ieat