Notícias Externas

Programa da UFMG oferece dicas para cuidados com crianças autistas

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, professora do Departamento de Psicologia explica que a pandemia exige nova rotina para essas pessoas

Professora Maria Luísa Magalhães Nogueira, do Departamento de Psicologia da UFMG
Maria Luísa Magalhães Nogueira, professora do Departamento de Psicologia da UFMG Thiago Peruch /Assessoria EEFFTO

A Organização Mundial de Saúde estima que existam 70 milhões de autistas no mundo, sendo dois milhões no Brasil. Com níveis de comprometimento classificados como leve, moderado ou severo, a síndrome pode atingir uma em cada 50 crianças, com prevalência maior em meninos – a proporção é de três homens para uma mulher.

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, a professora Maria Luísa Magalhães Nogueira, do Departamento de Psicologia da UFMG, coordenadora do Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia), sugere a pais e responsáveis por crianças com Transtorno do Espetro do Autismo algumas medidas para reduzir os impactos das mudanças no cotidiano provocadas pela pandemia de Covid-19. 

Segundo a professora, pais ou responsáveis devem estabelecer uma nova rotina que seja clara e confortável para a família, principalmente para as crianças com autismo, que dependem de hábitos bem estabelecidos para organizar suas experiências. Como esse grupo tem mais dificuldade de maturação das questões sensoriais e de se adaptar a novos padrões de comportamento imediato, Maria Luísa recomenda utilizar suportes visuais para facilitar a compreensão dessas mudanças. 

Ouça a conversa com Luíza Glória:

Material educativo e dicas estão sendo disponibilizados no Instagram do Praia (@praia.ufmg).