Notícias Externas

Programa Expresso 104,5 discute embate geracional que viralizou na internet

Contraste cultural gerou provocações intensas entre as gerações Y e Z

A discussão ficou vários dias no trend topics do Twitter
A discussão ficou vários dias no trend topics do Twitter Reprodução / Pexels

Você já ouviu a palavra cringe? Esse termo viralizou na internet nas últimas semanas. Usado há anos por jovens mais habituados à internet, cringe é um verbo da língua inglesa que se refere à reação que temos ao ver ou presenciar algo vergonhoso. Nesse novo contexto, é usado como um adjetivo comum na internet para se referir a algo cafona, que causa vergonha alheia. 

A palavra ganhou repercussão após uma publicação da podcaster Carol Rocha no Twitter, na qual pedia que jovens da Geração Z, nascidos entre o fim dos anos 90 e 2010,apontassem comportamentos dos millenials, a geração anterior, considerados vergonhosos (ou cringe). O resultado foi uma lista extensa e inusitada, que engloba moda, como usar jeans skinny e sapatilha, mídia, senso de humor e até refeições, como o café da manhã.

O programa Expresso 104,5 abordou a temática nesta quinta-feira, 1º, em entrevista com o professor Carlos D'Andrea, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos Redes Sociotécnicas (R-EST).

Durante a entrevista, o professor abordou os aspectos que delimitam as gerações e o porquê de essa discussão simples ter se transformado em um embate tão fervoroso. A conversa também discutiu a relação de ambas as gerações com a internet e como a dinâmica dos conflitos geracionais mudou no ambiente virtual. 

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Felipe Sartoreto

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael