Institucional

Projeto Cenários reunirá histórias sobre futuros possíveis para a ciência e tecnologia em 2040

Interessados em participar da iniciativa podem enviar suas reflexões até 17 de janeiro

Feira UFMG Jovem: ciência e tecnologia como tema de interesse dos jovens
Feira UFMG Jovem: ciência e tecnologia como tema de interesse das novas geraçõesMarina Gontijo|UFMG

O projeto Cenários, lançado em dezembro passado, está reunindo histórias de pessoas interessadas em participar de discussões sobre o futuro da ciência e da tecnologia no país.  As incertezas e essências das narrativas serão trabalhadas em workshops na próxima fase do projeto, de forma que esse conjunto possa dar forma a quatro cenários para as ciências e tecnologias no Brasil, em 2040.

“O que você tem que fazer é escrever o que sente, experimenta, recorda, percebe, intui. O que te provoca, incita, desnorteia, apavora, surpreende. Escreva quantas histórias quiser (uma por formulário), contando sobre as ciências e tecnologias nesses futuros imaginados”, convida o texto de abertura do formulário on-line, que ficará aberto até segunda-feira, 17 de janeiro.

A ciência e tecnologia produzida no Brasil, que ganhou relevância no cenário internacional na primeira década deste século, vem sendo ameaçada com sucessivos cortes orçamentários nos últimos anos. Como afirmou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, por ocasião do lançamento do projeto, “precisamos delinear horizontes para essa área, e isso envolve questões como financiamento, inserção internacional, formação de recursos humanos, entre outras. Estamos falando de futuro, e não existe futuro sem ciência e tecnologia de ponta”.

Etapas
O projeto, lançado pela UFMG por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), e pelo Chie Integrates, está estruturado em cinco etapas. Mais informações podem ser encontradas no site da iniciativa.