Extensão

Projeto da Faculdade de Odontologia presta assistência a bebês com Trissomia do 21

Síndrome de Down é resultado da alteração cromossômica mais comum entre os seres humanos; foco do atendimento é a hipotonia orofacial e protusão lingual

Para romper o estigma e conscientizar sobre a Síndrome de Down, a Organização das Nações Unidas escolheu a data de hoje, 21 de março, para fazer referência à triplicação do vigésimo-primeiro cromossomo que causa a condição. Segundo o Ministério da Saúde, a também chamada Trissomia do 21 foi observada pela primeira vez em 1866 pelo pediatra britânico John Langdon Down, e é a mais comum das alterações cromossômicas entre os humanos. 

A TV UFMG apresenta o trabalho realizado no Projeto de Extensão T21 UFMG da Faculdade de Odontologia, destinado ao atendimento multidisciplinar da hipotonia orofacial e protusão lingual em bebês com a síndrome. A iniciativa foi criada em 2019 pelo professor Henrique Pretti e conta com uma equipe de professores, pesquisadores e estudantes da Odontologia e da Medicina, nas especialidades de pediatria e fonoaudiologia.   

Entre as principais ações do projeto está o emprego da placa palatina de memória, utilizada para estimular e fortalecer a musculatura da língua e dos lábios dos bebês com a Trissomia do 21. Os atendimentos, oferecidos gratuitamente, são às quintas-feiras, no turno da manhã, na Faculdade de Odontologia da UFMG, e o agendamento pode ser feito por meio do link na bio do Instagram do projeto.

Equipe: Renata Valentim (produção, reportagem, edição de imagens e de conteúdo) e Lucas Tunes (imagens)