Arte e Cultura

Quase dois terços das vagas nas oficinas de iniciação já estão preenchidos

Na oficina Teatro e realidades, participantes vão exercitar abordagens teatrais contemporâneas a partir de matérias de jornalísticas e da obra de Bertolt Brecht
Na oficina Teatro e realidades, participantes vão exercitar abordagens teatrais contemporâneas a partir de matérias de jornalísticas e da obra de Bertolt Brecht Renata Andréa

Mais de 60% das vagas oferecidas nas oficinas do 11º Festival de Verão da UFMG já foram preenchidas, cálculo que inclui pagamentos confirmados, a confirmar e inscrições realizadas por alunos assistidos pela Fump. No Festival de Verão, apenas as oficinas de iniciação são pagas – R$ 20 por atividade – e demandam inscrições. As demais atividades, como apresentações culturais e palestras, são gratuitas.

Oficina Criações poéticas
Oficina Criações poéticas Cláudia Monteiro

Esta edição oferece 145 vagas em nove oficinas de iniciação, que contemplam teatro, dança, canto, culinária e criação literária, e alcançam diferentes perfis de público: crianças, deficientes, idosos, adultos e moradores de rua. Um exemplo é a oficina Criações poéticas populares, em que o participante vai produzir um livro de cordel a partir da própria biografia.

As oficinas vão se dividir entre o Conservatório, o Centro Cultural e o Espaço do Conhecimento. Excepcionalmente, a oficina "Cruzinhar": descobrindo uma forma viva de cozinhar será realizada no Centro Comunitário da ocupação Rosa Leão, no bairro Zilah Spósito. No site do Festival é possível consultar o endereço dos locais onde serão realizadas as atividades do evento.

Para algumas oficinas, restam apenas uma ou duas vagas, como Biodiversidade evanescente em Minas: epicentro de um terremoto ambiental, Canto desvendando a voz, Arte narrativa na construção da própria história, Dança para todos e A visão dos invisíveis.

As matrículas poderão ser feitas até o início da cada atividade, ou até se esgotarem as vagas, no site da Fundep, ou pessoalmente, no posto que a Fundação mantém na Praça de Serviços, no campus Pampulha. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone da Fundep é o (31) 3409-4220.