Arte e Cultura

Rádio UFMG Educativa comemora 90 anos do Manifesto Antropófago

Leitura coletiva de aforismos é um dos destaques da programação, a partir desta terça

Oswald de Andrade, em 1920, autor do manifesto
Oswald de Andrade, em 1920, autor do manifesto
Domínio Público / Wikimedia Commons

A Rádio UFMG Educativa comemora, a partir desta terça-feira, 1º de maio, em sua programação, os 90 anos da publicação do Manifesto Antropófago, do escritor modernista Oswald de Andrade. A obra do autor paulistano é considerada um marco do movimento antropofágico brasileiro, na década de 1920.

Uma leitura coletiva do manifesto, que é estruturado em aforismos, ocorrerá ao longo da programação. Na terça-feira, serão veiculados os 51 aforismos e a assinatura original, em leitura feita pela equipe e colaboradores da Rádio UFMG Educativa e profissionais do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom).

Na quarta-feira, 2 de maio, o programa Conexões, que vai ao ar das 10h às 12h, vai entrevistar o pesquisador Mauro Franco Neto, doutorando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ele desenvolve estudo sobre a relação entre antropofagia e história na obra de Oswald de Andrade. A entrevista vai abordar vida e carreira do escritor paulistano, o Manifesto Antropófago e sua importância para a arte brasileira, no contexto do movimento antropofágico.

Brasil como nação
Publicado em 1º de maio de 1928, no primeiro número da Revista de Antropofagia, o Manifesto Antropófago entrelaça literatura, artes, história, filosofia, antropologia, psicologia, economia e política. Entre os temas discutidos por Oswald de Andrade na obra, destaca-se a noção do Brasil como nação, a partir da Independência, marcada por clara aversão à colonização imposta pelos portugueses aos povos indígenas originários. Os aforismos podem ser ouvidos, na íntegra, na página da emissora.

Ouça alguns aforismos:

Aforismo - Pilula 01.mp3
Aforismo - Pilula 02.mp3
Aforismo - Pilula 03.mp3
Aforismo - Pilula 04.mp3