Rádio UFMG Educativa tem programação especial de fim de ano
Homenagem a Antônio Cícero, resgate da resistência cultural no período da ditadura militar e especial da virada estão entre os destaques
A Rádio UFMG Educativa veicula uma série de especiais com uma hora de duração nas duas últimas semanas de dezembro, sempre às 21h. Além dos já conhecidos Compasso Latino, Direito é Música e Memofônica, que já fazem parte da programação da emissora, serão apresentados programas para lembrar a obra do intelectual Antônio Cícero, que morreu em 2024, e os 60 anos do golpe cívico-militar no Brasil.
A programação comemorativa estreia nesta segunda-feira, 16 de dezembro, com o Especial Compasso Latino: histórias e canções, apresentado pelo professor aposentado da UFMG Mauro Braga. O programa será dividido em duas partes. A primeira será dedicada à história da artista cubana Fredesvinda Garcia, conhecida como Freddy, e a algumas de suas raridades musicais. A segunda parte conta a história da brasileira Dolores Duran e de suas canções. O programa será reprisado no dia 26 de dezembro, no mesmo horário.
Na terça-feira, 17 de dezembro, a atração será o Especial Direito é Música, apresentado pela professora da Faculdade de Direito da UFMG Mônica Sette Lopes, também juíza da área trabalhista. Entre canções, ela vai discutir questões sobre analogia, interpretação e relato. A reprise será no dia 1º de janeiro de 2025.
Quarta-feira, 18 de dezembro, será a vez do Especial Memofônica: retrospectiva 2024, apresentado por Terêncio de Oliveira, que vai resgatar acontecimentos e músicas que marcaram este ano. A reprise será no dia 24 de dezembro.
No dia 19 de dezembro, quinta-feira, será apresentado o Especial Antônio Cícero, que resgata entrevistas, declarações e músicas de autoria do intelectual brasileiro que morreu em 2024. A produção é de Jaiane Souza, Michelle Bruck e Sofia Laura, da equipe do Universo Literário. O programa será reprisado no dia 25 de dezembro.
Fechando a semana, no dia 20 dezembro, o Especial 60 anos do Golpe resgata a cultura de resistência produzida ao longo dos 21 anos da ditadura cívico-militar no Brasil. O programa será dividido em quatro blocos, introduzidos por um diálogos sobre cultura e sociedade conduzidos pela professora da Faculdade de Letras da UFMG Carolina Serra Azul. O conteúdo inclui ainda músicas da época e poemas do Memorial Poético dos Anos de Chumbo. A produção é de Alice Pimenta, Clarice Oliveira e Sofia Laura. A reprise será no dia 30 de dezembro.
Retrospectiva e virada
De 23 de dezembro a 5 de janeiro de 2025, os programas Universo Literário (8h às 10h), Conexões (10h às 12h) e Expresso 104,5 (14h às 17h) vão reapresentar entrevistas marcantes realizadas ao longo de 2024.
Para fechar o ano, no dia 31 dezembro, das 20 às 21h, Clarice Oliveira e Rafael Medeiros apresentam a playlist especial do Drink da tarde. Na sequência, o Especial da Virada - 4 em 1, reúne os programas Junto e Mixado, Hora Rap, Elektrônica e Primeira Parada até 1h do dia 1º.
Em janeiro, a partir do dia 6 até o dia 17, sempre às segundas e quartas-feiras, às 21h, a UFMG Educativa veicula o Podcast Vida de Jornalista: Série Memórias, com 13 episódios. A série documental, de autoria de Rodrigo Alves, apresenta os bastidores de coberturas históricas do jornalismo brasileiro.
A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM na Região Metropolitana de Belo Horizonte) é uma mídia do Centro de Comunicação da UFMG em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A programação da emissora pode ser ouvida em tempo real, pela internet, no endereço ufmg.br/radio.