Notícias Externas

Rede Ebserh recebe adesões de instituições de saúde para exame de residência

Podem se cadastrar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com programas de residência médica, multiprofissional e uniprofissional

.
Processo de seleção é otimizado, com vantagens para instituições e candidatosFoto: Universidade Federal de Pelotas

Instituições de saúde de todo o país podem aderir à quarta edição (2023/2024) do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), de cuja rede faz parte o Hospital das Clínicas da UFMG. O cadastramento das instituições interessadas em participar da seleção nacional unificada segue até as 23h59 do dia 2 de agosto deste ano.

Podem se cadastrar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que tenham vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido. A formalização da adesão deverá ser feita por meio de cadastro institucional e assinatura eletrônica do Termo de Adesão, no site da Ebserh.

O Enare otimiza o processo de seleção dos residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. Nas três primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresenta vantagens como custo menor e único, data única de realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo e possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência.

O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao do Enem/Sisu. Para residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição e, após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Para a residência multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição e, depois de fazer o exame, escolhe o local onde quer atuar, também de acordo com sua pontuação.

A primeira janela de escolha fica disponível por tempo determinado para que os candidatos registrem o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao se fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá nova oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.

Etapas
A publicação do edital de abertura do Exame está prevista para agosto, e os candidatos farão suas inscrições nos meses de agosto e setembro. A documentação para análise curricular será enviada também entre agosto e setembro. As provas objetivas deverão ser aplicadas no fim de outubro. As datas serão confirmadas em edital, e os interessados podem acompanhar todo o processo pelo site do Enare.

A primeira edição do exame, realizada em 2020, teve mais de 4,1 mil inscritos, que disputaram 403 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, teve mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas.

Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Com Serviço de Imprensa e Informação Estratégica da Ebserh