Reitora Sandra Goulart Almeida recebe comenda do TST
Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é outorgada a personalidades e instituições que contribuem para o avanço do direito e da justiça do trabalho

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebeu nesta quarta-feira, dia 13, em Brasília, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, outorgada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A reitora foi homenageada juntamente com outras 64 personalidades e três instituições – a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, o Hospital de Câncer de Barretos e o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho.
De acordo com o regulamento da comenda, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho tem a finalidade de reconhecer pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que contribuem para a promoção da justiça social em ações relacionadas com o direito e a justiça do trabalho. Ela é concedida desde a década de 1970 em seis graus: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Sandra Goulart foi agraciada com o grau Grande Oficial, atribuído a senadores e deputados federais, integrantes do Conselho Nacional de Justiça, ministros de tribunais superiores, enviados extraordinários e ministros plenipotenciários estrangeiros, presidentes de assembleias legislativas, reitores de universidades, vice-almirantes, generais de divisão, majores-brigadeiros, presidentes de tribunais regionais e personalidades de hierarquia equivalente.
A reitora foi indicada pelo vice-presidente do Tribunal, Mauricio Godinho Delgado, e recebeu a comenda das mãos do também ministro e corregedor geral da Justiça do Trabalho, Luiz Phillippe Vieira de Mello Filho, que é natural de Belo Horizonte e formou-se em Direito na UFMG.

Valorização do trabalho humano
Segundo o presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a homenagem reconhece pessoas que, de alguma forma, contribuíram com a história da Justiça do Trabalho. “Enaltecemos hoje aqueles que tiveram uma importância, não só com o Direito do Trabalho, mas sobretudo com a Justiça do Trabalho e o direito social no Brasil”, afirmou.
O vice-presidente do TST, ministro Mauricio Godinho Delgado, lembrou que a premiação tem destacado a atuação de diversas instituições e personalidades há cinco décadas. “São pessoas que têm cumprido um papel importante no nosso país e defendido a valorização do trabalho humano”, disse Delgado.
Para o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Vieira de Mello Filho, a comenda vai além de uma homenagem simbólica: “É uma forma de reconhecermos não só os representantes do capital, mas aqueles que, por meio de seu trabalho, ajudam a construir nosso país e a desenvolver nossa economia".
Entre os homenageados na cerimônia desta quarta-feira estavam a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães, e o jornalista Leonardo Sakamoto.