Pessoas

Rodrigo Duarte, da Fafich, assume presidência da Associação Internacional de Estética

Primeiro latino-americano a ocupar a direção da IAA, professor planeja reforçar as atividades de estética filosófica na região

ge
Duarte: 22ª edição de congresso internacional de estética será realizada na UFMG em sua gestãoFoca Lisboa | UFMG

O professor Rodrigo Antônio de Paiva Duarte, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), acaba de ser eleito presidente da International Association of Aesthetics (IAA), a Associação Internacional de Estética.

Duarte afirma que pretende dar sequência aos programas editoriais e acadêmicos da entidade, mas pretende "imprimir um diferencial: reforçar as atividades de estética filosófica na América Latina".

"A estética, no Brasil, é uma das subáreas mais bem articuladas do âmbito da filosofia. Gostaria que nosso modelo pudesse ser seguido por outros países do continente. Para isso, pretendo, inicialmente, intensificar os contatos com colegas da América do Sul”, informou.

Todos os presidentes anteriores eram nascidos na Europa, na Ásia ou nos Estados Unidos. Portanto, é a primeira vez que um latino-americano foi escolhido para o cargo.

Uma das ações da nova gestão já definida é a realização da 22ª edição do International Congress of Aesthetics, programada para julho de 2023, na UFMG.

A Associação
O conceito de estética está associado aos estudos da criação e apreciação dos valores estéticos da arte, da natureza, da indústria e da vida cotidiana, além das relações desses valores com a vida econômica, política e social.

Entre os objetivos da IAA estão prover reconhecimento mundial à estética como campo do conhecimento humanístico, estimular e promover a investigação em estética e divulgar seus achados.

A Associação também atua para intensificar o intercâmbio entre as sociedades nacionais e regionais de estética e para criar sociedades nacionais em países onde elas ainda não existem.

Trajetória
Professor titular do Departamento de Filosofia da Fafich, Rodrigo Duarte é graduado e mestre em Filosofia pela própria UFMG. Cursou doutorado em Filosofia na Universität Gesamthochschule Kassel, na Alemanha, e estágios de pós-doutoramento na University of California at Berkeley, nos EUA, na Universität Bauhaus de Weimar e na Hochschule Mannheim, ambas na Alemanha. Atua nas áreas de Ética, Estética e Filosofia Social, pesquisando principalmente os seguintes temas: Escola de Frankfurt, Theodor Adorno, autonomia da arte, arte contemporânea e arte de massa. De maio de 2006 a outubro de 2014, Rodrigo Duarte presidiu a Associação Brasileira de Estética (ABRE).

Entre suas várias publicações, Rodrigo Duarte escreveu Marx e o conceito de natureza em 'O Capital', Mímesis e racionalidade. A concepção de domínio da natureza em Theodor W. Adorno, Adornos. Nove ensaios sobre o filósofo frankfurtianoTeoria Crítica da Indústria Cultural. Na área de gestão, Rodrigo Duarte ocupou o cargo de pró-reitor de pós-graduação da UFMG de março de 2014 a fevereiro de 2016.