Pesquisa e Inovação

Segunda palestra do Ciclo de Formação de Editores aborda critérios para indexação em base de dados

Evento será transmitido ao vivo

As bibliotecárias da UFMG Carla Vieira e Fernanda Almeida fazem nesta terça-feira, 3, a partir das 9h, a segunda palestra do 1º Ciclo de Formação de Editores, organizado pelo Portal de Periódicos da UFMG e pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq). A dupla falará sobre os Critérios para indexação em bases de dados. A atividade, com término previsto para as 12h, será realizada na sala de seminário 1012, da Escola de Engenharia.

Carla Vieira e Fernanda Almeida: indexação aumenta visibilidade dos periódicos
Carla Vieira e Fernanda Almeida: indexação aumenta visibilidade dos periódicos Foto: Portal de Periódicos da UFMG

As bases de dados são responsáveis pela organização, armazenamento e disseminação de produções científicas. A indexação nessas bases, sejam nacionais ou internacionais, aumenta a visibilidade dessas publicações e o alcance das pesquisas nelas reportados. Carla Vieira e Fernanda Almeida vão apresentar as principais bases de dados multidisciplinares e os diretórios e portais temáticos que indexam periódicos científicos.

Carla Vieira é bibliotecária da Pró-Reitoria de Pesquisa e doutoranda em Ciência da Informação (ECI/UFMG). Graduou-se em Biblioteconomia pela UFMG, instituição pela qual é mestre em Ciência da Informação. Realiza pesquisas e atua com periódicos científicos.

Fernanda Almeida é bibliotecária da Biblioteca Universitária da UFMG e doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. É graduada em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Desde 2010, atua no setor de apoio aos usuários do Portal Capes, na UFMG.

Transmissão simultânea
Devido à grande demanda por parte dos responsáveis pelos periódicos – as vagas se esgotaram logo no primeiro dia de inscrições –, o evento terá transmissão simultânea. Os interessados deverão acessar este link para se inscrever gratuitamente. Quem acompanhar a transmissão terá direito a certificado.

primeira palestra do Ciclo foi realizada pelo diretor da SciELO, Abel Packer, e reuniu cerca de 200 incluindo estudantes, professores e técnico-administrativos da UFMG e de instituições de ensino e pesquisa de Ouro Preto, Viçosa, São João Del Rey e Itaúna.

Saiba mais sobre o portal e a política de periódicos da UFMG neste vídeo produzido pela TV UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da Diretoria de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa