Estudantes do DCP discutem, nesta semana, legado da Constituição de 1988

Democracia, políticas públicas e questões de gênero e raça estão entre os temas em debate

5 de outubro de 1988: promulgação da Constituição Brasileira
Sessão da Assembleia Nacional Constituinte que promulgou a Constituição em 5 de outubro de 1988Portal Senado

30 anos de Constituição: legados e disputas de um projeto de país é o tema da sétima edição do seminário discente do programa de pós-graduação em Ciência Política (PPGCP), que será realizado de amanhã, 6, até sexta-feira, dia 9, na Face e nos auditórios da Fafich, no campus Pampulha. Para participar, não é necessário se inscrever previamente, basta comparecer às atividades. A programação está disponível no portal do seminário.

De acordo com Natália Aguiar, uma das coordenadoras do seminário, o evento sempre foi reservado a alunos do programa de pós-graduação em ciência política, mas neste ano terá sua audiência estendida a discentes de outras áreas para possibilitar um debate ampliado sobre temas como democracia, políticas públicas e questões de gênero e raça.

A mesa de abertura, que será realizada na Face, às 18h30, reunirá a professora Marta Arretche, do Departamento de Ciência Política da USP e editora da revista  Brazilian Political Science Review, que desenvolve pesquisas sob o viés da análise comparada de desigualdades entre os estados brasileiros, e Fátima Anastasia, docente aposentada pela UFMG e voluntária pela PUC Minas, especializada em comportamento legislativo e democracias.

O seminário terá, ainda, a presença de duas deputadas federais eleitas em outubro passado: Áurea Carolina, que participará da mesa Movimentos sociais e minorias no contexto da Constituição, e Margarida Salomão, que estará na mesa sobre Constitucionalismo e dependência: 30 anos de uma Constituição moderna na condição periférica.

A mesa de encerramento, no auditório Carangola, na Fafich, será presidida pela professora Tulia Faletti, da Universidade da Pensilvânia, que investiga movimentos democráticos e constitucionais na América Latina.