Pesquisa e Inovação

Série de seminários internacionais sobre inteligência artificial recebe inscrições com descontos até o dia 31

Organizado pelo Ieat em parceria com o Instituto de Estudos Avançados de Paris, evento, agendado para novembro, terá debates sobre as implicações da IA para o futuro da humanidade

Inteligência artificial é destaque em série de seminários na UFMG
Inteligência artificial é destaque em série de seminários na UFMG Pixabay

A série de seminários internacionais UFMG Inteligência e inteligência artificial, que será realizada de 8 a 11 de novembro, recebe inscrições até a véspera do início dos eventos. No entanto, profissionais que se inscreverem até 31 de agosto pagam R$ 300, e estudantes, R$ 100. Após essa data, os preços serão reajustados. A série ocorre paralelamente ao segundo encontro da 4ª Intercontinental Academia (ICA). Pessoas de diferentes áreas e níveis de formação podem participar. 

Especialistas de renome internacional nas áreas de inteligência artificial e ciências cognitivas vão participar do evento. Em mesas-redondas e seminários, eles debaterão as principais implicações do avanço da inteligência artificial para o futuro da humanidade.

A proposta é que sejam feitas conexões entre os mais recentes estudos em neurociências acerca dos processos cognitivos e da inteligência artificial, os efeitos da inteligência artificial para as sociedades humanas e as implicações éticas do seu uso nas mais diversas áreas, como saúde, economia e trabalho.

Conexão UFMG-Paris
A série é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, com o apoio do Instituto de Estudos Avançados de Paris. A programação integra as atividades do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e Unesco.

O evento será em formato híbrido, com participações presenciais e remotas. As atividades terão lugar no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), com transmissão on-line para universidades parceiras, por meio da plataforma Softaliza – o login e a senha serão encaminhados por e-mail até um dia antes da atividade.

Melanie Mitchell: professora do Instituto Santa Fe, dos Estados Unidos, abre série de seminários com palestra sobre ciência de sistemas complexos
Melanie Mitchell, do Instituto Santa Fe, dos EUA, fará palestra sobre ciência de sistemas complexos Divulgação

Inteligência, robôs e emoções…
Os debates incluirão temas como Neurociências e inteligência artificial (IA) e suas leituras da cogniçãoFundamentos e aspectos éticos da IA e ciências cognitivasRobôs, sentidos e emoçõesExplorações interdisciplinares da IANovas perspectivas sociais e econômicas decorrentes da IACenários futuros para economia, emprego e desigualdade sob o impacto da inteligência artificial.

Na abertura, dia 8 de novembro, a professora Melanie Mitchell, do Instituto Santa Fe, dos Estados Unidos, fará palestra com o tema Relação entre ciência de sistemas complexos e inteligência artificial. Em seguida, às 14h40 e 16h50, o evento vai tratar, respectivamente, dos centros nacionais de pesquisa de inteligência artificial no Brasil e da Intercontinental Academia. A programação já está publicada no site do evento.

Intercontinental Academia
Criada pela rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias), a ICA visa promover a criação de uma rede global de futuros líderes de pesquisa, por meio do intercâmbio de jovens acadêmicos sob orientação de pesquisadores de todo o mundo.