Série sobre ciência e futebol termina nesta semana na Rádio UFMG Educativa

Quadro 'Universidade da bola' aborda pesquisas de várias instituições brasileiras que buscam contribuir para o aprimoramento do esporte

Seleção brasileira treina em Kazan, na Rússia
O armador Philippe Coutinho, da seleção brasileira, treina em Kazan, na Rússia Lucas Figueiredo I CBF

A Rádio UFMG Educativa veicula, nesta semana, as últimas reportagens do quadro Universidade da bola. Desde o início da Copa de 2018, a série, que vai ao ar no horário de almoço, no Jornal UFMG, trata de pesquisas desenvolvidas na UFMG e em outras universidades brasileiras que mostram que a ciência tem muito a contribuir para o futebol. Ouça algumas das reportagens já publicadas:

Dissertação defendida na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG investiga impacto do impedimento sobre a demanda física dos jogadores:

Ouça a reportagem de Mateus Santos 10-07-2018.mp3

Características pessoais ajudam árbitros a lidar com o estresse da partida, indica estudo desenvolvido na UFMG:

Ouça a reportagem de Vanessa Bugre 10-07-2018.mp3

Pesquisa da Universidade Federal Fluminense investiga uso de termos bélicos no futebol:

Ouça a reportagem de Larissa Arantes 10-07-2018.mp3

*(Com produção de Paula Alkmim)

Estudo da Universidade Federal de São Carlos utiliza tecnologia de GPS para entender posicionamento dos jogadores:

Ouça a reportagem de Mateus Santos 2 10-07-2018.mp3

Dissertação defendida na Universidade de São Paulo comprova que seleções europeias de futebol estão cada vez mais multiculturais, refletindo seus processos migratórios:

Ouça a reportagem de Larissa Arantes 2 10-07-2018.mp3

*(Com produção de Paula Alkmim)

Universidade de Brasília desenvolve ferramenta para preparação tática dos goleiros:

Ouça a reportagem de Mateus Santos 3 10-07-2018.mp3

Trabalho da Universidade Federal de Viçosa aponta como posicionamento do goleiro pode influenciar na defesa de pênaltis:

Ouça a reportagem de Isabela Abalen 10-07-2018.mp3

Estudo da Federal de Juiz de Fora mostra que passes certos dos goleiros têm influência direta nas jogadas de gol:

Ouça a reportagem de Mateus Santos 4 10-07-2018.mp3

Decifrando a Rússia
Desde o início da Copa do Mundo, a Rádio UFMG Educativa também tem veiculado a série Decifrando a Rússia, que faz um retrato do país da Copa. Já foram abordados temas como política, relações internacionais, direitos LGBT e das mulheres, ciênciamúsica e literatura. Nesta semana, as reportagens abordam temas como teatro e cinema.

As séries Universidade da bola Decifrando a Rússia são veiculadas de segunda a sexta no Jornal UFMG, a partir de 12h30, em 104,5 FM ou pela internet.