Sistema de busca integrada otimiza pesquisas no site da Biblioteca Universitária
Comunidade acadêmica pode, em inteface única, fazer buscas simultâneas em várias bases de dados
Ao abrir o site da Biblioteca Universitária (BU), no topo da primeira tela, o usuário acessa uma caixa de busca integrada por meio da qual consegue obter resultados de pesquisa rastreados em todas as bases de dados e repositórios mantidos pela UFMG e em outras fontes de acesso aberto. A aquisição do sistema integrado faz parte do investimento de R$ 2,6 milhões feitos pela Universidade no ano passado. Os recursos também foram usados na aquisição de e-books e livros impressos.
De acordo com a diretora da BU, Izabel Antonina Araújo, a ferramenta possibilita reunir todo o acervo da instituição (físico e virtual) em uma única interface de busca, recuperando informações de fontes confiáveis disponibilizadas pela Universidade. "A ideia é expandir a experiência do usuário, que pode continuar pesquisando direto no catálogo on-line, no Repositório, no Portal de Periódicos da Capes, mas também pode fazer uma busca completa em todas essas plataformas e outras bases de dados em um único sistema, de maneira mais prática e rápida”, elucida.
No serviço de busca integrada, é possível realizar tanto uma pesquisa básica quanto uma busca avançada, utilizando, por exemplo, operadores boleanos como AND, OR e NOT para refinar os resultados. Além disso, a plataforma oferece filtros que possibilitam selecionar os tipos de documentos e fontes procurados – livros, dissertações e teses, artigos, e-books ou vídeos –, o editor, a publicação, o idioma, entre outras opções. Os artigos encontrados são disponibilizados em formato on-line ou em PDF. Dessa forma, o usuário consegue utilizar recursos como tradução automática (no formato on-line) e audição (no PDF).
Painel personalizado
Acessado de vários dispositivos, inclusive pelo aplicativo Ebsco Mobile, o sistema possibilita, ainda, criar uma conta, clicando em My Ebsco. Ela dá acesso a um painel personalizado, no qual o usuário pode criar projetos, recuperar itens salvos e resultados de buscas realizadas, criar alertas de pesquisa, compartilhar citações, exportá-las para gerenciadores bibliográficos e salvá-las na nuvem. Além disso, o recurso ‘mapa de conceitos’ possibilita ao pesquisador sondar tópicos relacionados ao tema de interesse.
“Por meio do serviço de descoberta, almeja-se maior celeridade na realização das pesquisas e aumento da visibilidade e do uso dos recursos contratados pela BU, ampliando a circulação do conhecimento científico na Universidade”, explica Izabel Araújo.
Estão disponíveis, no site da Ebsco, tutoriais em vídeo e em PDF para auxiliar os usuários a usufruírem, de forma mais assertiva, das potencialidades do serviço de busca integrada.