Notícias Externas

TCC avalia uso de cães em consultórios odontológicos para reduzir a ansiedade em crianças

Pesquisa realizada por estudantes da PUC-Campinas avalia técnicas para aliviar a insegurança de crianças durante tratamentos na área de saúde

Projeto integra a linha de pesquisa da “Saúde da Criança e do Adolescente”
Projeto integra a linha de pesquisa da “Saúde da Criança e do Adolescente” Imagem: Divulgação I PUC-Campinas

Muitas crianças se sentem inseguras em suas primeiras idas ao dentista. O ambiente, a iluminação, o cheiro e o próprio incômodo do exame podem deixar os pequenos nervosos e até mesmo fazer com que algumas crianças desenvolvam medo do tratamento. 

Com o objetivo de reduzir a ansiedade dessas crianças, estudantes do curso de Odontologia da PUC-Campinas avaliam a utilização de cães com crianças em consultórios odontológicos. O trabalho com a utilização de cães foi realizado pelas estudantes Ayra Martins, Fernanda Fernandes, Franciele Bartolomeu de Moraes, Isabela Ferreira Feitoza e Monique Rafaela Oliveira para o Trabalho de conclusão de curso delas, que será apresentado neste mês de fevereiro.

O estudo teve orientação do professor Sérgio Luiz Pinheiro, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, e faz parte de uma linha de pesquisa da PUC-Campinas voltada para crianças e adolescentes em tratamentos de saúde. 

Para saber mais sobre esse projeto, o programa Expresso 104,5 recebeu a estudante do 8º período do curso de Odontologia da PUC-Campinas, Fernanda Fernandes.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael