Arte e Cultura

Teatro Universitário estreia espetáculo de formatura de alunos do curso técnico

'Eia' trata das inquietações da existência e tem o feminismo como fio condutor

Espetáculo marca a formatura de turma do Curso Técnico em Teatro
Ariane Lazario

Os formandos do Teatro Universitário (TU) da UFMG encerram o curso técnico em Teatro com uma temporada de apresentação na Funarte. De 29 de novembro a 16 de dezembro, os alunos encenam Eia, criação coletiva que tem o feminino como fio condutor.

A dramaturgia e as canções do espetáculo foram construídas pelos estudantes a partir das obras Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, O Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, e Pra frente o pior, de Samuel Beckett.

Como em um sonho, a peça revela momentos atemporais e sobrepostos da realidade humana nos quais uma andarilha percorre fragmentos que perpassam o rompimento da infância e de vidas marcadas por fome, machismo, racismo e alienação. Ao falar dos sujeitos e de suas relações com o mundo, o espetáculo de formatura do TU é uma construção dos mais diversos sentidos a partir de cenas aparentemente desconexas, mas permeadas de reflexão e de metáforas sobre a realidade.

A direção é assinada por Mônica Tavares, professora substituta do TU e mestre em Artes Cênicas. A direção musical é da preparadora vocal Camila Jorge. Os figurinos foram criados pelo designer e ex-aluno do TU Edsel Duarte em parceria com os formandos. A cenografia foi coordenada pela professora do TU Tereza Bruzzi e pelo professor da Escola de Arquitetura da UFMG Cristiano Cezarino, por meio de uma disciplina da Formação Transversal em Culturas em Movimento, com participação de alunos de diversas áreas da Universidade.

O espetáculo tem entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo, e a classificação indicativa é de 16 anos. As apresentações ocorrem de quinta-feira a domingo, sempre às 20h. Aos domingos, a peça é acessível em Libras. A Funarte está localizada na Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte. Mais informações: (31) 3213-3084