Tecnologia que surgiu no ICB quer reduzir impacto de incêndios florestais
Por meio de sensores acoplados a drones, software vai informar sobre comportamento do fogo
Uma nova tecnologia pode auxiliar no combate a incêndios florestais, e, assim, diminuir os impactos ambientais. Trata-se de um software que vai gerar informações sobre o comportamento do fogo em tempo real, por meio de sensores acoplados a drones. Dados como a velocidade e a direção de propagação do fogo e do vento, sua intensidade, bem como o nível de declividade de terreno e a estrutura da vegetação vão ajudar brigadistas no combate às chamas.
O projeto, da startup FireEye, surgiu no doutorado de Eugênia Batista, no Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. No programa Conexões desta quinta-feira, 28 de dezembro, ela falou sobre o trabalho e sobre o desenvolvimento do software.
A equipe é formada por Eugênia Batista, Hermes Magalhães, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, e André Martins, mestrando do Departamento de Engenharia Elétrica. Outras informações podem ser consultadas na página da startup no Facebook.
Leia mais:
Projeto originado no ICB visa diminuir impactos de incêndios