Pesquisa e Inovação

Trabalho da UFMG sobre hidrologia urbana ganha prêmio internacional

Pesquisa foi desenvolvida em cooperação com a França

Vista da Lagoa da Pampulha
Bacia hidrográfica da Pampulha é um dos objetos do estudo premiado Eber Faioli / UFMG

O projeto de pesquisa Green blue infrastructure at metropolitan scale: a water sustainability approach in the Metropolitan Region of Belo Horizonte, Brazil, desenvolvido por pesquisadores da UFMG e da Ecole de Ponts ParisTech, na França, recebeu recentemente o prêmio de melhor trabalho na categoria Town planning strategies, na conferência Novatech, em Lyon, França. A conferência é um dos principais eventos internacionais na área de Hidrologia Urbana.

O trabalho premiado aborda o uso da terra e as estratégias de gestão da água na Região Metropolitana de Belo Horizonte, envolvendo três municípios e as bacias hidrográficas das lagoas da Pampulha e Várzea das Flores. Apresentado em julho deste ano na 9th International Conference Novatech, o projeto concorreu com outros três em sua categoria.

A investigação contou com o apoio, em diferentes momentos, da Capes e da Finep e teve a participação dos professores Nilo Nascimento e Talita Silva, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, da professora Heloisa Costa, do Departamento de Geografia, e dos doutorandos em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Lorena Gutierrez e Massimiliano Granceri. Colaboraram Brigitte Vinçon-Leite e Bernard de Gouvello, da Ecole de Ponts ParisTech.

O artigo que relata a pesquisa pode ser lido aqui.