Institucional

Tradição e marco político: as influências modernistas dos edifícios da Faculdade de Direito

Primeira instituição de ensino superior de Belo Horizonte é tema da série 'Arquitetura UFMG', da TV UFMG

O complexo da Faculdade de Direito, localizado na Praça Afonso Arinos (antiga Praça da República), é composto de três edifícios: Villas-Boas, inaugurado em 1958, após a demolição do antigo casarão da Faculdade Livre de Direito, Valle-Ferreira, de 1990, e o edifício-sede da Biblioteca Lydio Bandeira de Mello, de 1998.

A Faculdade de Direito é filha direta da Proclamação da República, segundo o diretor Hermes Guerrero. Ela nasceu em 1892 e foi transferida para Belo Horizonte em 1898, quando a capital do estado deixou de ser Ouro Preto.

"Os homens públicos sabiam que, para Minas ser republicana, era preciso uma Faculdade de Direito. Ela precisava formar seus magistrados, promotores e servidores públicos. A Faculdade Livre de Direito, antes de tudo, foi uma necessidade", afirma o diretor.

Não foram poucos os nomes que passaram por lá e deram nome a logradouros da cidade, como Afonso Augusto Moreira Pena, Antônio Augusto de Lima, Levindo Ferreira Lopes, Francisco Silviano de Almeida Brandão e Afonso Arinos de Melo Franco, que nomeia a praça em que está localizado o complexo.

Segundo Márcia Tofani, arquiteta do Departamento de Planejamento e Projetos da Pró-reitoria de Administração da UFMG, alguns dos elementos modernistas identificados no conjunto são a preocupação com as transparências (vidros) e a acessibilidade por meio de percursos por rampas. Outros componentes também marcam os tempos da vanguarda modernista, como janelas em fita, vãos livres e estrutura independente que gera flexibilidade de uso.

Escola mais antiga da UFMG, a Vetusta Casa de Afonso Pena é tema do novo vídeo da série Arquitetura UFMG.

A série Arquitetura UFMG aborda a história e importância arquitetônica dos prédios da Universidade. Assista aos episódios anteriores no canal da TV UFMG no YouTube.

Equipe: Isadora Oliveira (produção e reportagem), Ângelo Araújo (imagens), Vitória Brunini (edição de conteúdo), Flávia Moraes (edição de conteúdo), Marcelo Duarte (edição de imagens), Marianna Teixeira (videografismo e animação) e Pedro Campos (transporte)