Institucional

UFMG assina nesta sexta primeiro acordo de cooperação com Universidade do Timor-Leste

Acadêmicos de países lusófonos durante o 26º Encontro da AULP
Acadêmicos de países lusófonos durante o 26º Encontro da AULP Divulgação / Facebook AULP

A UFMG vai assinar, nesta sexta-feira, 1º de julho, acordo de cooperação com a Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL). A parceria será oficializada no último dia do 26º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que começou na última quarta-feira, 29, no Centro de Convenções de Díli, capital do Timor-Leste.

A UFMG, que ocupa a vice-presidência da AULP, está representada no evento pela vice-reitora, Sandra Goulart Almeida. Segundo ela, a UNTL tem demonstrado bastante interesse em manter cooperações com instituições de outros países de língua portuguesa. “Esta é a primeira vez que a UFMG estabelece acordo com uma instituição do Timor-Leste, o que, para nós, é motivo de imensa satisfação”, afirma.

O diretor de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, Fábio Alves, destaca o caráter social da parceria proposta pela UNTL. “O Timor-Leste alcançou sua independência recentemente e registra situações históricas e econômicas bastante limitadas. Quando recebemos o convite daquela universidade para a parceria, enxergamos como oportunidade de a UFMG contribuir para o desenvolvimento do ensino superior do país e da própria sociedade timorense”, ressalta.

Fundada em 2000, e com sede em Díli, a UNTL é universidade pública e a única instituição de ensino superior do país localizado no sudeste asiático.

A programação do 26º Encontro da AULP aborda o tema Rotas de signos: mobilidade acadêmica e globalização no espaço da CPLP e MacauOutras informações podem ser consultadas no site da AULP.