Rádio UFMG Educativa veicula série sobre o Enem 2020
Versão digital da prova e as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus estão entre os temas das reportagens
O Enem 2020 foi um dos eventos afetados pela pandemia de covid-19. Inicialmente marcado para novembro do ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio teve de ser adiado para 2021. As provas impressas foram então remarcadas pelo Inep, o instituto responsável pela organização do teste, para os dias 17 e 24 de janeiro. A versão digital deve ocorrer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
As medidas sanitárias para o combate à pandemia e o Enem Digital são algumas novidades da edição 2020 e serão abordadas em série de reportagens veiculadas na Rádio UFMG Educativa a partir desta terça-feira, 12 de janeiro. Elas vão ao ar às 11h20.
A primeira reportagem discute com alunos e especialistas a data da prova. Já a reportagem de quarta, dia 13, fala sobre as medidas sanitárias adotadas pelo Inep e traz dicas sobre os cuidados que devem ser tomados pelos candidatos para prevenirem-se do coronavírus. As reportagens vão abordar temas como a preparação dos estudantes em meio à pandemia e o ensino remoto, os desafios enfrentados por professores nesse cenário e a realização, pela primeira vez, de uma versão digital da avaliação.
As matérias trarão entrevistas com alunos e a análise de especialistas da UFMG e de outras instituições. Foram entrevistados professores da área de saúde, como os docentes da Faculdade de Medicina da UFMG Unaí Tupinambás e Geraldo Cury, e da área de educação, como Francisco Soares e Tiago Jorge, ambos da UFMG, e a professora Dirce Zan, da Universidade Estadual de Campinas.
O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal forma de ingresso nas universidades públicas do país, como a UFMG, e também é utilizado para a oferta de bolsas em instituições particulares de ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).
A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada em 104,5 FM ou pela internet.