Meio Ambiente

UFMG fará coleta de resíduos eletroeletrônicos para descarte

Equipamentos de pessoas da comunidade acadêmica poderão ser entregues no campus Pampulha nesta semana

Eletroeletrônicos são recolhidos no campus Pampulha por empresa especializada em descarte correto
Eletroeletrônicos serão encaminhados a empresa especializada em descarteFoca Lisboa / UFMG

Nesta semana serão recolhidos, no campus Pampulha, para descarte correto, resíduos eletroeletrônicos como monitores, teclados, mouses, laptops, CPUs, rádios, impressoras, telefones, eletrodomésticos e materiais de comunicação e de informática.

Estudantes, professores e servidores técnico-administrativos podem entregar equipamentos pessoais, nos dias 15 e 16, nas unidades acadêmicas ou diretamente no Departamento de Gestão Ambiental (DGA), órgão da Pró-reitoria de Administração.

O material institucional deve ter sido submetido a processo de desfazimento pelo setor de patrimônio de cada unidade. No ato da coleta, os responsáveis deverão assinar termo de compromisso fornecido pelo DGA, atestando que todo o lote está despatrimoniado.

A coleta de eletroeletrônicos é realizada desde 2013, trimestralmente. Os resíduos são doados a empresa especializada, pois as associações e cooperativas de reciclagem habilitadas não trabalham com esse tipo de material.

Em sintonia com a legislação
A iniciativa é parte do cronograma anual da Divisão de Gestão de Resíduos do DGA, que também recolhe, em datas específicas, poliestireno (isopor) para reutilização, pilhas e baterias, cartuchos e tôneres, vidros, cumprindo a logística reversa para esses resíduos, que são submetidos a criterioso gerenciamento, com o intuito de minimizar riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

De acordo com o diretor do DGA, Túlio Vono Siqueira, esse trabalho está em sintonia com a legislação vigente – Licenciamento Ambiental do campus Pampulha e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Especiais (PGRSE) –, que reúne as diretrizes para gestão de resíduos na UFMG. 

A coleta e destinação correta dos resíduos gerados configuram-se como de natureza indispensável. Sua paralisação pode causar prejuízos ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e de serviços de saúde da Universidade e riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Leia mais sobre o trabalho de recolhimento de resíduos em matéria publicada na edição 2007 do Boletim UFMG.