Portal UFMG hospeda guia para novos estudantes

'Vida Acadêmica' reúne informações sobre serviços e oportunidades

Campus Pampulha da UFMG
Estudantes na região central do campus Pampulha Bruna Brandão /UFMG

A cada semestre, quando milhares de jovens ingressam UFMG, o lema da instituição - Incipit vita nova, ou em português, Inicia-se uma vida nova - reveste-se de atualidade. Com o intuito de favorecer a integração desses novos estudantes, a UFMG acaba de lançar, em seu portal, a seção Vida Acadêmica, que reúne informações básicas sobre os serviços e oportunidades oferecidos pela Universidade. O guia é formado de 11 índices. Veja uma breve descrição de cada um:

Ações afirmativas: elenca as iniciativas que a UFMG vêm adotando em relação a políticas de promoção de grupos socialmente discriminados.

Apoio à permanência: traz informações sobre os programas de assistência estudantil e mostra ter acesso à moradia universitária, à alimentação subisidiada, e a bolsas acadêmicas.

Biblioteca: reúne a lista de todas as bibliotecas da UFMG, a consulta ao acervo e o Guia do Usuário, que mostra como usar os serviços.

Carteira da UFMGtraz orientações de como proceder para solicitar a confecção do documento, que garante acesso a prédios, bandejões e bibliotecas.

Direitos humanos, trote e nome social: apresenta ações da UFMG em defesa dos direitos humanos e da diversidade.

Pró-reitorias: concentra informações sobre as instâncias da Reitoria que coordenam as políticas e a gestão da Universidade.

Rede de Oportunidades: reúne informações sobre bolsas e estágios.

Saúde: traz uma lista sobre os serviços de atendimento à saúde e orientações sobre como acionar os postos de urgência e emergência.

Serviços da UFMG: oferece informações úteis sobre o cotidiano da Universidade.

Serviços de atenção ao aluno: traz informações e formas de contato com os programas de acolhimento e orientação existentes na UFMG. Eles estão à disposição dos alunos que passam por momentos de sofrimento psíquico, dificuldades de aprendizagem e outras necessidades.

Informações para segmentos: reúne informações específicas para os diversos públicos que se relacionam com a UFMG, como alunos, ex-alunos, futuros alunos, fornecedores, visitantes e comunidade externa.