UFMG sedia fórum de dirigentes das Ifes mineiras, que elegeu nova direção

Scolforo, reitor da Ufla, presidiu o evento junto com Jaime Ramírez e Sandra Goulart Almeida Fotos: Foca Lisboa/UFMG

A UFMG sediou na última quarta-feira, 6, reunião do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG). O então presidente do Foripes, José Roberto Soares Scolforo, reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), dirigiu o encontro juntamente com o reitor Jaime Ramírez e com a vice-reitora Sandra Goulart Almeida.

Os dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) que integram o Foripes-MG também discutiram a questão das emendas parlamentares, bem como a questão orçamentária. As instituições se propuseram a reunir-se com deputados da bancada mineira e a colaborar com o governo, de forma ampla, na busca dos caminhos para a questão orçamentária. Para isso, defenderam que é preciso ouvir cada Ipes para que apontem, caso a caso, as necessidades emergenciais.

No início da tarde, os dirigentes escolheram a nova presidência do Fórum

Gestão 2016

Ao destacar as diretrizes do Fórum que pretende imprimir em sua gestão, Paulo Márcio lembrou que ele sofreu uma expansão: se antes era formado apenas por universidades federais e estaduais, incorporou os institutos federais e o Cefet, em Belo Horizonte. “A preocupação, nesse sentido, é manter o espírito de integração entre as instituições participantes e a interlocução com os governos estadual e federal”.

O novo presidente deu exemplos de novas atividades que podem ser realizadas no âmbito do Fórum. “Podemos trabalhar em projetos que sejam de interesse comum e compartilhar experiências de sucesso. Outra frente é planejar programas conjuntos de capacitação de servidores”, afirmou.

O reitor da Unifal destacou que a UFMG pôs em curso uma iniciativa importante, o mestrado profissional para os servidores. “Podemos somar a isso capacitações para grupos específicos, para pregoeiros, para bibliotecários, por exemplo, o que pode efetivamente minimizar custos e otimizar os processos de capacitação”, concluiu.

No encontro, os dirigentes debateram a pertinência de o Fórum se posicionar frente ao movimento político vivido pelo país. Depois de ampla deliberação, os dirigentes decidiram pelo posicionamento público do Fórum, o que será feito por meio de nota pública a ser divulgada nos próximos dias.

Raio-x
Conforme dados do Fórum, as Ipes mineiras reúnem 17,4 mil professores, em sua maioria mestres e doutores, e 22,6 mil técnicos em seu quadro permanente de pessoal, além de 9,4 mil funcionários terceirizados.

Minas Gerais é o estado com o maior número de instituições públicas de ensino em todos os níveis, todas com atuação integrada e articulada em 138 campi, sediados em 125 municípios.

As Ipes mineiras ofertam cerca de 200 cursos técnicos e tecnológicos, 600 cursos de graduação, 500 de especialização, 250 mestrados e 150 doutorados. Seu corpo discente chega a 245 mil estudantes.

Por aclamação, foram eleitos Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), como presidente (na foto abaixo, à direita), e Nilda de Fátima Ferreira Soares, reitora da UFV, como vice-presidente
Por aclamação, foram eleitos Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), como presidente (à direita), e Nilda de Fátima Ferreira Soares, reitora da UFV, como vice-presidente