Pesquisa e Inovação

UFMG Talks promove debate sobre importância da vacinação

Professora da Faculdade de Medicina da UFMG falou sobre o tema em entrevista ao programa Conexões

Avanços e impactos no campo da vacinação serão discutidos
Avanços e impactos no campo da vacinação serão discutidos Foto: Rosânia Felipe

A erradicação e o controle de várias doenças graves só foram possíveis graças aos avanços e às descobertas científicas no campo da vacinação. Porém, uma recente onda de desconfiança vem ganhando o mundo: cada vez mais pessoas evitam se vacinar ou vacinar os filhos. Tal atitude traz risco para toda a população, coletiva e individualmente.

Um grande exemplo dos impactos causados pela não vacinação é o surto de sarampo, que deixou toda a área médica do Brasil em alerta. O país havia recebido o certificado de erradicação da doença em 2016, concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde, vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e agora voltou a registrar um grande número de casos.

Nesta quarta-feira, 4, o UFMG Talks, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), recebe os professores Flávio Guimarães, do Departamento de Microbiologia, e Lilian Diniz, do Departamento de Pediatria, para discutir o tema Vacinas: Imunizar por quê?

Durante o programa, serão apresentadas as últimas descobertas da área e os impactos da imunização e da falta dela na saúde da população.

Uma das convidadas do UFMG Talks, a professora Lilian Diniz, falou sobre o tema nesta terça-feira, 3, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luíza Glória

O evento no CCBB (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) começa às 19h, com entrada gratuita.

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael