Universidade adquire acervo de livros editados em Moçambique

Livros já estão disponíveis para consulta no quarto andar da Biblioteca Central
Livros já estão disponíveis para consulta no quarto andar da Biblioteca Central Foto: Carla Pedrosa / Sistema de Bibliotecas da UFMG

O Centro de Estudos Africanos (CEA), em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFMG, importou acervo de 200 obras moçambicanas de conteúdo didático, filosófico, literário, fotográfico, entre outros. A aquisição é resultado dos esforços dos dois órgãos para compor uma coleção de livros escritos por autores africanos.

Entre as obras, editadas e distribuídas pela editora Kapicua, estão Arte em Moçambique, de Alda Costa, Rostos da língua – breve antologia de autores de língua portuguesa, compilado e organizado por Eduardo White, e Dazana e outros contos, que reúne contos populares moçambicanos. Outro destaque é Svib'ongo sva vatsonga, de Jafete J. Matsimbe, escrito na língua changana, uma das mais faladas em Moçambique.

“Trata-se da primeira vez que uma instituição especializada em estudos africanos no Brasil adquire obras publicadas apenas em países africanos. A grandiosidade desse projeto é que a facilidade técnica que temos para comprar livros em editoras europeias, norte americanas ou sul-americanas não é a mesma em relação a países africanos", afirma a professora Vanicléia Santos, coordenadora do Centro de Estudos Africanos. "Esperamos servir de exemplo para outras instituições e países", completa a professora Sônia Queiroz, integrante do CEA.

Os esforços, agora, estão sendo direcionados para a aquisição de livros editados em Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau, outros países lusófonos do continente africano.

Das obras adquiridas, cerca de 150 exemplares já estão disponíveis para consulta no Centro de Estudos Africanos, localizado no 4º andar da Biblioteca Central da Universidade.

Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG