UFMG promove vacinação contra covid nos campi Saúde e Pampulha nesta semana

Imunização começa nesta terça, no campus Saúde; objetivo é estimular a imunização e facilitar o acesso da comunidade

Juliana Batista da Silva, aluna do 8º período de Enfermagem, toma segunda dose da vacina contra a covid-19 Rosânia Felipe | UFMG

Os campi Pampulha e Saúde da UFMG terão, ao longo desta semana, uma unidade de vacinação contra a covid-19. Nesta terça (29 de março) e na quarta (30), as doses serão aplicadas no pilotis (1º andar) do prédio da Escola de Enfermagem. Na quinta (31) e na sexta (1º de abril), o atendimento será feito na Praça de Serviços do campus Pampulha.

A unidade funcionará sempre das 9h às 19h. Os objetivos principais da iniciativa são incentivar a vacinação e dar a integrantes da comunidade da UFMG mais uma oportunidade de acesso à imunização, seja com a primeira dose ou para completar o esquema vacinal.

A organização é da Escola de Enfermagem e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. A previsão é de que sejam aplicadas cerca de 200 doses, ao longo dos quatro dias.

Além de aplicar a vacina, as equipes responsáveis pela unidade, formadas por professores e alunos da Escola de Enfermagem, darão informações sobre a imunização e outros temas relacionados à pandemia. Quinze alunos estão divididos em dois turnos e cinco professores estão diretamente envolvidos na iniciativa.

Aqueles que vão receber a primeira dose deverão apresentar documento de identificação com foto e CPF; quem vai completar o esquema vacinal deve levar esses documentos e também o cartão de vacina.

Campanha
A UFMG lançou campanha educativa de incentivo e esclarecimento sobre a vacinação, e a Comissão do Conselho Universitário analisa ações destinadas a garantir a ampla vacinação da comunidade e avalia a viabilidade de adoção do comprovante vacinal.

Os membros da comunidade são estimulados a informar sua situação vacinal no site MonitoraCovidUFMG, que reúne os dados sobre a covid-19 e possibilita o acompanhamento da evolução de casos na Universidade. Informações sobre as ações da UFMG de enfrentamento da pandemia são publicadas no site Coronavírus.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem