‘Desce uma cerveja?’ Curso ensina técnicas básicas para fazer a bebida em casa

Atividade de extensão, que será ministrada no ICB, em agosto, também abordará processos de aferição de qualidade do produto

Processo de produção da cerveja
Processo de produção da cerveja será abordado durante a formaçãoArquivo pessoal

Conhecida como a capital nacional dos bares, a cidade de Belo Horizonte se destaca num estado que ocupava, antes da pandemia, a terceira posição entre aqueles que abrigam o maior número de cervejarias, como indica levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2018. Com o fim do isolamento social, Minas Gerais vem apresentando crescimento significativo em registros de cervejarias e reaquecimento do mercado. É nesse contexto que o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) volta a oferecer um curso de cerveja artesanal, cujo objetivo é popularizar o ensino das técnicas necessárias para produzir a bebida.

Com duração de um dia, a atividade vai tratar do processo de maturação da bebida — que envolve a mistura da água com malte moído para quebrar açúcares fermentados pela levedura cervejeira —, as técnicas de limpeza e sanitização dos equipamentos e a fermentação. A capacitação também prevê o ensino das formas de verificação de qualidade e de envase do produto.

A parte teórica, com duração de três horas, terá enfoque na história, nas matérias-primas, nos equipamentos, nas escolas e nos estilos de cerveja. Durante as seis horas práticas, os alunos serão instruídos a preparar a bebida. Todo o conteúdo será conduzido com abordagens básicas, para que o conhecimento seja acessível a iniciantes e, até mesmo, replicado em casa.

Laboratório
A iniciativa integra o projeto de extensão Laboratório da cerveja: da microbiologia à produção, coordenado pelo professor Carlos Rosa, do Departamento de Microbiologia do ICB. A formação será ministrada por ele e pelas sommeliers e pesquisadoras Beatriz Borelli e Luciana Brandão — ambas têm formação pela UFMG, com graduação, mestrado, doutorado e residência pós-doutoral em Microbiologia. Com 22 vagas em oferta na primeira turma do segundo semestre, o curso abriu inscrições nesta quarta-feira, 27. Elas devem ser feitas no site da formação.

Luciana
Beatriz Borelli e Luciana Brandão, instrutoras do curso, são egressas da UFMGArquivo pessoal

Ao todo, serão formadas cinco turmas até dezembro — uma por mês. Cada uma dispõe de 22 vagas. As matrículas serão abertas um mês antes do início das aulas. Para o grupo de agosto (turma 1), as inscrições on-line estarão abertas até o dia 22, e a aula será realizada no dia 27, das 9h às 18h. Os inscritos devem ser maiores de idade.

Em casa
O curso terá lugar na sala de Seminários J3 171, no 3º andar do ICB, onde os alunos farão uso dos equipamentos necessários. É possível, entretanto, produzir a cerveja em casa com aparelhagens básicas. “Qualquer pessoa consegue comprar toda a matéria-prima. Há casas de insumo que vendem malte, lúpulo e levedura, geralmente na forma seca", explica Luciana Brandão.

Luciana Brandão afirma que o curso se vale de equipamentos fáceis e de baixo custo para produzir cerca de 300 litros de cerveja para consumo próprio ou para presente. O curso atende, sobretudo, pessoas que tenham interesse na atividade como hobby ou até como um possível negócio. A ideia, portanto, é formar tanto novos produtores capazes de fomentar e fortalecer o mercado cervejeiro quanto consumidores bem informados e exigentes em relação à qualidade do produto.

Menos riscos e desperdício
O curso promove uma aprendizagem aliada à minimização de riscos e desperdício, tendo em vista que, em caso de erros, a quantidade perdida é ínfima em comparação à produção industrial.

O Laboratório da Cerveja, que surgiu como projeto de extensão, se estruturou como empresa em 2018. Além de promover cursos, como os desenvolvidos em parceria com a Universidade, atua tanto na produção de levedura líquida para produtores de Belo Horizonte e regiões metropolitanas quanto no controle de qualidade microbiológico e físico-químico de amostras de cerveja enviadas de todas as regiões do Brasil.

A parceria entre a academia e a comunidade pode incentivar produtores nacionais
Curso estimula tanto a formação de novos produtores quanto de consumidores mais bem informados em relação à qualidade da bebidaArquivo ICB

Bella Corrêa