SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Unidade acadêmica: Escola de Engenharia

Área de conhecimento: Engenharias

Site do programa: http://www.smarh.eng.ufmg.br/i...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Avaliado pela Capes como de nível de excelência, com grande inserção internacional e reconhecida capacidade de liderança e representatividade de seu corpo docente, o doutorado do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG forma professores que atendam quantitativa e qualitativamente à expansão do ensino superior, nas escalas regional e nacional.

Também prepara pesquisadores e profissionais de alta qualificação que possam responder à demanda do desenvolvimento científico e tecnológico, nas áreas de saneamento, meio ambiente, e hidráulica e recursos hídricos. 

A estrutura acadêmica, tal como definida pelas suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, aliada a um corpo docente de qualificação e atuação diversificadas, acolhe alunos de diferentes formações e perfis profissionais, sem comprometer o atendimento de seus objetivos primordiais. 

Os alunos devem participar das atividades docentes da graduação, que podem incluir a participação em aulas teóricas e práticas, preparo de material didático, apoio aos alunos de graduação e correção de trabalhos, e em bancas de avaliação de trabalhos de graduação, de monografias de especialização e de seminários dos mestrandos do Programa. 

Levantamento sobre a atuação profissional dos egressos demonstra que grande parte são professores de instituições particulares de ensino superior, de universidades estaduais e federais em Minas Gerais e em outros estados do país. Outros são funcionários ou foram aprovados em concursos para agências ambientais.

Código do curso: 1484

Período da versão: 2023/1

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 25 7 18
2024 25 14 11

Créditos para integralização: 30

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8