ZOOTECNIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Zootecnia

Unidade acadêmica: Escola de Veterinária

Área de conhecimento: Ciências Agrárias

Site do programahttp://www.vet.ufmg.br/ensino_...

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em março de 2007, o doutorado do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG forma mão de obra qualificada para preenchimento de quadros docentes, neste campo, em diversas instituições de ensino superior do país.

Concomitante à formação de recursos humanos, os projetos de pesquisa do doutorado buscam respostas, nas mais diversas áreas da zootecnia nacional, para os principais problemas que afetam a produção animal, com a finalidade de impulsionar o avanço científico e tecnológico da pecuária brasileira. A formação abrange campos como nutrição, alimentação, produção, genética e melhoramento animal.

Os egressos do curso têm formação acadêmica específica nas áreas da zootecnia e recursos pesqueiros, sem perder de vista as vertentes socioculturais, econômicas e ecológicas que competem à Zootecnia no século 21. Assim, além da formação nas salas de aulas, biblioteca e laboratórios, os discentes são expostos às demandas do campo por meio de projetos de extensão e de educação continuada que a Escola de Veterinária possui, com o intuito de formar especialistas com visão holística da zootecnia. 

O objetivo do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, no qual o doutorado se insere, é contribuir para a construção articulada de saberes e práticas no campo da zootecnia, produzindo, inovando, conservando e disseminando conhecimentos. O Programa visa ainda a formação crítica de docentes e pesquisadores comprometidos com a ética, o trabalho e o desenvolvimento científico, preparados para a aplicação da ciência na interpretação e na solução de problemas, com desdobramentos econômicos, ambientais, tecnológicos e sociais.

Código do curso: 2682

Período da versão: 2021/1

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM ZOOTECNIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 30 30 0
2024 30 30 0

Créditos para integralização: 48

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8