CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas

Unidade acadêmica: Faculdade de Farmácia

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programa: http://www.farmacia.ufmg.br/pp...

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O mestrado em Ciências Farmacêuticas da UFMG tem o objetivo de aprofundar o conhecimento técnico e acadêmico na área, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa.

Com oferta regular de vagas desde 1996, o curso integra o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), cujo objetivo é gerar e difundir conhecimentos em ciências farmacêuticas, visando à formação de pessoal com qualificação técnica e científica para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, bem como de atividades profissionais relacionadas.

Os projetos de pesquisa conduzidos por mestrandos Programa têm dois objetivos principais: obter produtos naturais ou sintéticos que possam representar candidatos a fármacos e realizar a caracterização de suas propriedades químicas e biológicas, bem como empreender seu desenvolvimento farmacêutico; realizar a investigação de aspectos moleculares, celulares e epidemiológicos das doenças humanas, com vistas a aplicações em diagnóstico, prognóstico e/ou terapêutica.

Primeiro programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas de Minas Gerais, sua criação veio atender crescente demanda de mestres e doutores na área, alavancada principalmente pelo estabelecimento de novos cursos de Farmácia, cuja expansão se deu a partir da década de 1990. 

Diversos egressos do PPGCF exercem atividades em várias instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, contribuindo para a nucleação de novos programas de pós-graduação e para a formação de novos profissionais.

Código do curso: 1654

Período da versão: 2020/1

Aprovação: 28/07/2020

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 22 22 0
2024 22 22 0

Créditos para integralização: 15

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4